Catadores de recicláveis ajudam na preservação ambiental em Nova União

02/01/2019 - 15:54

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), além de gerar trabalho e renda para os catadores da cidade, colabora para a preservação da bacia hidrográfica do rio Taquaraçu, na região do Médio Alto Rio das Velhas. Entidade integrante do Subcomitê Rio Taquaraçu, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a associação existe há três anos legalmente e tem como objetivo principal destinar os resíduos da coleta seletiva do município de Nova União à indústrias de reciclagem.

A Unicicla coleta papel, plástico, metal e vidro e possui seis catadores. O trabalho é feito nas casas dos moradores de vários bairros da cidade. Um caminhão da prefeitura de Nova União faz a coleta dos recicláveis duas vezes na semana (às terças e sextas-feiras). Também é possível fazer a entrega voluntária na associação.

Após a coleta o trabalho consiste na triagem, separação e comercialização dos resíduos recicláveis descartados pela população, empresas e comunidade geral do município e coletados pela prefeitura de Nova União nos dias específicos da coleta seletiva e destinados à usina de triagem e compostagem de lixo localizada no município.

O papel da Unicicla é de promover a defesa do meio ambiente e inclusão social, por meio da gestão de resíduos e dos catadores. A Associação integra a Cooperativa Central Solidária de Catadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Rede Sol-MG) da região metropolitana de Belo Horizonte, que reúne cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis em uma melhor condição de organização, qualidade no trabalho e justiça social. Atualmente a Rede Sol possui mais de 300 trabalhadores diretos.

Representante da entidade no Subcomitê Rio Taquaraçu, o diretor da Unicicla, Anderson Viana, destacou a importância da coleta seletiva no território. “Geramos renda para o município, criamos oportunidades de trabalho e diminuímos o lixo no aterro sanitário. Acreditamos que ao fazer a coleta seletiva damos o destino correto aos resíduos sólidos e ajudamos na preservação do meio ambiente. A Unicicla recolhe uma média de 9 a 12 toneladas de resíduos por mês e tudo é destinado a reciclagem”, afirmou.

Em meio a esse contexto, ele falou da importância do diálogo constante entre a Unicicla e o Subcomitê Rio Taquaraçu e CBH Rio das Velhas. “Sou membro suplente do Subcomitê desde 2016, época que criamos a associação. Tenho conversado muito com o presidente do CBH Rio das Velhas [Marcus Vinícius Polignano] sobre a temática da coleta seletiva. O Comitê já está sensibilizado sobre o tema e espero que consigamos mostrar como a coleta seletiva contribui para a melhora da qualidade da água dos cursos d’água”, disse.

Catadores de recicláveis ajudam na preservação ambiental em Nova União. Crédito: Fernando Piancastelli

Avanços no território

Em julho de 2018, os catadores assinaram o contrato de prestação de serviço com a prefeitura do município. Para o diretor da Unicicla, o momento foi de muita alegria para os catadores. “Estamos felizes, pois é um reconhecimento pelo trabalho que prestamos. Para nós, significa que os catadores estão tendo um papel fundamental na gestão dos resíduos. O catador é protagonista do processo. É uma vitória para a categoria”, enfatizou Anderson.

O prefeito de Nova União, Ailton Guimarães Rosa, destacou a importância do contrato para a cidade. “É um marco para a destinação do resíduo do município e também um tratamento digno aos catadores, que são merecedores dessa evolução”, avaliou.

Há 15 anos, o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) vem lutando para garantir os direitos legais do catador e a valorização do serviço prestado para a sociedade. A maior bandeira levantada é a contratação direta dos catadores pelo poder público e a UNICICLA faz parte dessa luta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos instituídos pela lei 12.305/10 prioriza e dá o direito as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis a serem contratadas pelo poder público e integrá-los nas políticas de resíduos numa condição digna e humana aos catadores, gerando renda e garantindo o direito ao trabalho.

Anderson Viana esclarece que a atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, cuja atividade profissional é reconhecida pelo Ministérios do Trabalho e Emprego desde 2002, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos [PNRS] atribui destaque à importância dos catadores na gestão integrada dos resíduos sólidos, estabelecendo como alguns de seus princípios o ‘reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania e a “responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos’, explicou.

Além disso, o diretor da Unicicla completou dizendo que a PNRS incentiva a criação e o desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e define que sua participação nos sistemas de coleta seletiva e de logística reversa deverá ser priorizada. Mas para que isso aconteça “precisamos da participação das pessoas, separando o lixo reciclável do não-reciclável, nas casas, escola ou trabalho, colocando os recicláveis em um único saco. Dessa forma, ajuda muito no nosso trabalho”, informou Anderson Viana.

Veja mais fotos:

Dicas de reciclagem

1. Separe e lave embalagens Longa Vida de leite, bebidas lácteas, iogurte, achocolatado, chá, leite condensado, creme de leite, extrato de tomate, catchup, maionese, etc. Isto tornará a coleta seletiva mais fácil e ajudará a gerar trabalho e renda para muita gente.

2. Materiais não-recicláveis: adesivos, fita crepe, papel carbono, papel toalha, papel higiênico, papéis úmidos, engordurados, metalizados, parafinados, plastificados, esponjas de aço, pilhas, fraldas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças e lâmpadas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br