Catálogo de Nascentes Urbanas da Bacia do Onça já está disponível

23/11/2018 - 13:11

O Catálogo de nascentes do projeto hidroambiental “Diagnóstico de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça”, já está disponível para consulta. O objetivo da proposta, desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Subcomitê Ribeirão Onça, e executado pela empresa NMC Projetos e Consultoria, foi preparar os moradores da região para proteger as nascentes identificadas no projeto.

Iniciado em maio de 2017, o programa cadastrou 607 nascentes nas sub-bacias do Córrego Vilarinho (222), do Ribeirão Isidoro (152) e do Baixo Onça (233). O trabalho consistiu no georreferenciamento das fontes e levantamento das informações visuais mais importantes para permitir a caracterização das nascentes em termos de grau de poluição, estado de conservação e uso dado pela comunidade.

Também foram cadastradas as pessoas que têm a posse ou o domínio da água e realizadas duas campanhas de análise da qualidade da água em 120 das nascentes cadastradas. O projeto também incluiu um Curso de Capacitação para o Plano de Manejo Comunitário.

A base de cadastramento inicial foi formada com as nascentes já cadastradas na primeira fase do projeto “Valorização de Nascentes Urbanas” e pelo cadastro da Prefeitura de Belo Horizonte. Após esse levantamento, equipe foi a campo para atualizar a base de dados existente e encontrar novas nascentes ainda não registradas.

Confira o Catálogo de Nascentes Urbanas:


Faça o download do Catálogo. 


Nascentes cadastradas

Como parte do processamento das informações coletadas, os dados obtidos foram expostos a outras informações espaciais, como os resultados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o zoneamento urbano de Belo Horizonte, o mapa das áreas verdes da cidade e o do projeto BH Verde, desenvolvido pela prefeitura, além de realizar duas campanhas de análises em 120 nascentes – 40 de cada sub-região -, o que identificou que a maior parte desses sistemas hídricos encontram-se localizadas em ambientes com grande interferência de seres humanos, estando sujeitos a impactos ambientais, que podem comprometer a vazão e a qualidade das águas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br