Oficina de capacitação ambiental acontece em Augusto de Lima, no Baixo Rio das Velhas

02/05/2018 - 12:25

Com o tema “A importância do Plantio de Mudas e da Manutenção da Vegetação local para Recuperação de Áreas Degradadas e na Prevenção de Erosão do Solo e a Importância das Barraginhas, Terraços e suas Manutenções” foi realizada 1ª Oficina de Capacitação Ambiental do Projeto Hidroambiental da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Curimataí. O evento foi realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), por meio do Subcomitê Rio Curimataí, no dia 27 de abril de 2018, na Comunidade do Espinho, em Augusto de Lima (MG).

O Projeto Hidroambiental da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Curimataí tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental em microbacias da UTE, cujos resultados contribuam para maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos na região. Além da construção de 902 bacias de contenção, mais conhecidas como barraginhas, prevê-se a execução de lombadas, terraços, valetas de proteção, cercas e o plantio de mais de 6.700 mudas de espécies nativas da região.

O coordenador do Subcomitê Rio Curimataí, Valmir Barral, explicou sobre a importância do trabalho de mobilização social, educação ambiental e capacitação junto aos beneficiários. “Além de divulgar as ações que estão sendo realizadas na região pelo CBH Rio das Velhas, a oficina nos ajuda a disseminar técnicas e práticas de recuperação e conservação ambiental, bem como a manutenção das estruturas implantadas. Também nos permite acompanhar os trabalhos a serem executados”, esclareceu.

Durante a oficina a população local pôde aprender de forma teórica sobre a importância da vegetação para o equilíbrio ecológico para evitar erosão, assoreamento e fragmentos florestais, a importância da fauna para a conservação das florestas e a importância do plantio de mudas e da manutenção da vegetação local para recuperação de áreas degradadas e na prevenção de erosão do solo. Também foi apresentada a técnica para a construção de bacias de contenção de águas da chuva (barraginhas), terraços e suas manutenções, técnicas de revegetação e de produção de mudas para o reflorestamento.

A segunda parte da oficina foi uma visita orientada à Fazenda do Espinho, onde os participantes puderam colocar em prática os ensinamentos sobre a produção de mudas (escarificação de sementes, semeadura, recipientes de produção, cultivo das mudas e especificações técnicas de plantio).

Para o coordenador do Subcomitê Rio Curimataí, a mobilização e participação da população é fundamental. “A viabilidade das intervenções propostas pelo projeto estão diretamente relacionadas às anuências dos proprietários das terras contempladas”, completa Valmir Barral.

Oficina de capacitação ambiental contou com palestras e visita guiada. 

UTE Rio Curimataí

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Curimataí localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A Unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da Unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.

Veja as fotos da região:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br