CBH Rio das Velhas promove semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

17/03/2017 - 22:36

Entre os dias 20 e 25 de março, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas realiza uma série de atividades em comemoração à Semana das Águas. Haverá expedições, seminários, oficinas e revitalização de nascentes urbanas. O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e foi instituído pela ONU em 1992 com objetivo de conscientizar a população a respeito desse recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos.

Iniciando as atividades, na próxima segunda-feira (20/03), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, por meio dos Subcomitês Carste e Ribeirão da Mata, o ICMBIO e a COPASA irão realizar o “Seminário Águas Subterrâneas na APA Carste Lagoa Santa: Monitoramento para uma Gestão Sustentável”, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, em Lagoa Santa. O evento tem o objetivo de compartilhar com a comunidade informações sobre a APA Carste Lagoa Santa e ampliar a discussão com a sociedade sobre o Plano de Manejo da APA.

Jequitibá – Nos dias 21 e 22 de março, o Subcomitê Ribeirão Jequitibá, juntamente com parceiros da sub-bacia, realiza atividades e eventos sobre os recursos hídricos. Na noite de 21/03, às 19h30, na Faculdade Sto. Agostinho, haverá palestras sobre monitoramento de qualidade de água e Projeto Bacias.

No dia seguinte, 22 de março, quando se comemora oficialmente o Dia Mundial das Águas, as atividades começam bem cedo. Ás 07h terá início uma expedição pela bacia do Ribeirão Jequitibá, partindo da Faculdade Santo Agostinho e seguindo até o Rio das Velhas (em Jequitibá), passando por pontos onde houve monitoramento de qualidade de água em 2016.

A partir das 9h, a equipe de Mobilização CBH Rio das Velhas estará na comunidade Doutor Campolina (Jequitibá), desenvolvendo atividades lúdicas com roda de conversa sobre água e histórias contadas pelo contador Pierre André . Entre 13h e 14h será realizada a oficina do Plano Diretor da Bacia do Rio das Velhas, com o objetivo de apresentar o instrumento de gestão e suas aplicações à bacia hidrográfica. Já à noite, a partir das 19h, a Câmara de Vereadores de Sete Lagoas promove reunião especial com o tema água.

Revitalização de Nascentes Urbanas – Terminando as programações, o CBH Rio das Velhas, por meio da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, irá realizar evento de lançamento da obra de melhorias na Nascente da Felicidade, na Bacia do Ribeirão Onça. A ação, que integra o projeto de “Valorização das Nascentes Urbanas”, acontecerá no dia 25/03 (sábado), das 08h30 às 11h, na Escola Municipal Jardim Felicidade e contará com a presença do presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano.

O projeto “Valorização de Nascentes Urbanas e Divulgação de Práticas Ambientais para Proteção e Conservação das Nascentes do Ribeirão Onça” visa a revitalização de nove nascentes na bacia do ribeirão e a realização de atividades de práticas de educação ambiental para a proteção e conservação das nascentes.

Na Nascente da Felicidade foram feitas obras de contenção de barranco, construção e melhoria dos reservatórios de águas e das bicas, além de plantio de mudas e gramas. Também foram realizados trabalhos de mobilização e sensibilização da comunidade.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br