Boletim Informativo 25ª Edição/Setembro 2020

24/09/2020 - 19:59

A vigésima quinta edição do Boletim Informativo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) traz informações sobre os problemas do saneamento básico no Rio das Velhas, da nascente à foz.

Em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está inativa. Inaugurada em 2008, a primeira ETE da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é ativada manualmente, mas, desde janeiro deste ano, quando a empresa Saneouro assumiu a concessão de tratamento de água e esgoto de Ouro Preto, a estação não tem sido acionada. Já no bairro São Sebastião, em Ouro Preto, vizinho ao Parque Natural Municipal das Andorinhas, a falta de coleta de esgoto atinge a cabeceira do Rio das Velhas.

Na região do Médio Rio das Velhas, o Subcomitê Rio Taquaraçu solicita implantação de ETEs para tratamento de esgoto nos municípios de Taquaraçu de Minas e Nova União. O ofício foi encaminhado para a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário no Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) solicitando a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Taquaraçu de Minas e o funcionamento da ETE de Nova União pela Copasa. O ofício também foi enviado com cópia para a companhia, o Ministério Público do estado de Minas Gerais e para as prefeituras.

Em Jequitibá, moradores do município, participaram da 2ª Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), ao final de julho, de forma virtual. O objetivo foi apresentar o prognóstico, programa, os projetos e as ações referentes ao PMSB, e permitir a participação popular com sugestões e esclarecimento de dúvidas. O documento é desenvolvido pelo CBH Rio das Velhas com recursos da Cobrança pelo Uso da Água na bacia.

A entrevista da edição foi com o engenheiro civil e especialista em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, Vitor Queiroz. Com vasta experiência com políticas públicas e gestão de saneamento e recursos hídricos, Vitor explica quais seriam os possíveis ganhos trazidos pelo novo Marco Legal, bem como reflete sobre suas fragilidades.


Confira a versão digital da 25ª edição do Boletim Informativo:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social