CBH Rio das Velhas reúne-se para primeira Plenária de 2016

23/02/2016 - 11:16

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se no dia 18 de fevereiro, no auditório da Copasa, em Belo Horizonte, para a primeira Plenária de 2016. Diretoria, conselheiros e convidados discutiram sobre os repasses dos recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas, Projeto Diagnóstico, Identificação e Mapeamento de áreas impactadas na Bacia do Rio Paraúna, Projeto de Biomonitoramento e também assistiram as apresentações dos coordenadores-gerais dos Subcomitês da região do Alto Rio das Velhas sobre as atividades desenvolvidas em 2015.

A Plenária teve início com os informes. A conselheira do Subcomitê Águas do Gandarela, Maria Teresa Viana, a Teca, que também é educadora e ativista ambiental, denunciou a contaminação de uma pessoa na região do Alto Rio das Velhas por ingerir água com resíduos de mineração.
Em seguida, a diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira, relatou a situação dos repasses da cobrança pelo uso da água. “Mesmo com o esforço da presidência do CBH Rio das Velhas e a parceria e entendimento por parte da diretora-geral do Igam, Fátima Chagas, ainda estão pendentes os repasses de duas parcelas referentes a 2015”, explica.
A mobilizadora Fernanda Oliveira informou sobre a primeira reunião do Grupo Gestor da Vazão do Alto Rio das Velhas e mostrou que o mesmo é composto por 11 membros: as empresas Copasa, Cemig, Vale e Anglogold representam os usuários de água; Águas do Gandarela, Águas da Moeda, Nascentes e Rio Itabirito são os Subcomitês da região do Alto e que fazem parte do Grupo; o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, representa a diretoria do Comitê juntamente com Cecília Rute; e por último, o Igam, como órgão gestor de recursos hídricos.
O último informe foi realizado pela equipe do Projeto de Comunicação que lançou a campanha fotográfica “Olhares Rio das Velhas” no aplicativo de celulares Instagram. Os interessados podem compartilhar no Instagram imagens do Rio das Velhas com a hashtag #olharesriodasvelhas e uma pequena descrição contando onde e como foi tirada.

Homenagem

O secretário do CBH Rio das Velhas, Valter Vilela, aposentou da Copasa e, por isso, terá que deixar a composição da Diretoria Ampliada do Comitê. No entanto, Valter Vilela, continuará como conselheiro do CBH Rio das Velhas, representando a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
“É com grande satisfação que continuo a fazer parte do CBH Rio das Velhas. Deixo de defender o segmento de usuários de água para defender a sociedade civil”, afirma.
O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, fez uma homenagem a Valter Vilela pelo empenho e dedicação prestados ao Comitê.

Balanço das ações contratadas com recursos da cobrança pelo uso da água em 20015

A assessora técnica da Agência Peixe Vivo, Patrícia Sena, apresentou a situação dos projetos contratados com recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, tais como, Projeto de Biomonitoramento, Projeto de Comunicação, Projeto de Educação e Mobilização Social, Planos de Saneamento que estão em execução e Projetos Hidroambientais que foram finalizados em 2015.

Veja a apresentação


 

 Outorga para Horizonte Têxtil é aprovada

A Plenária aprovou por votação o Processo de Outorga solicitado pela empresa Horizonte Têxtil.
O secretário da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC), Tarcísio de Paula Cardoso, apresentou o processo para os presentes e mostrou que a decisão da Câmara foi positiva em relação ao processo de outorga, em reunião realizada no dia 21 de dezembro, na sede do CBH Rio das Velhas.
O representante da empresa, Bruno Lorenzato, compareceu para mostrar as características do empreendimento e esclareceu dúvidas dos presentes. Bruno disse que o empreendimento está localizado há mais de 50 anos no local e que não apresenta grandes impactos ambientais.

Veja a apresentação


 
Os projetos hidroambiental do Rio Paraúna e de biomonitoramento também foram apresentados na Plenária, bem como as ações realizadas pelos Subcomitês localizados no Alto Rio das Velhas (Nascentes, Águas do Gandarela, Águas da Moeda e Rio Itabirito).

Veja as fotos da Plenária

[Gallery-H album=’Plenaria8818DeFevereiroDe2016BeloHorizonte’ template=’t1]
 
 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br