Modelo participativo de Subcomitês na bacia do Velhas é apresentado ao CBH Preto e Paraibuna

03/11/2021 - 16:19

Depois dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Paracatu e Paraopeba, foi a vez agora do CBH Preto e Paraibuna, durante sua 3ª Plenária Ordinária de 2021, na última quinta-feira (28), conhecer de perto o modelo descentralizado e participativo de gestão das águas do CBH Rio das Velhas – que já conta com 18 Subcomitês atuantes em 23 Unidades Territoriais Estratégias (UTEs).

Wilson Acácio, professor aposentado da UFJF e ambientalista reeleito em 2020, por unanimidade, para a presidência do CBH Preto e Paraibuna, elogia o processo de horizontalização: “Quando olhei a experiência do [CBH Rio das] Velhas, vi que quando se trabalha com a população local cresce o pertencimento do cidadão, ele sabe que está participando, discutindo a preservação da água, cuidando da água do riacho. Isso descentraliza a gestão”.

A palestra, online, foi ministrada por Luciana Gomes, da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas (Fundep). “O DNA do CBH Velhas são os Subcomitês, cuja origem é baseada numa metodologia que veio do Projeto Manuelzão” diz Luciana, que explica: “Os Subcomitês retratam de forma mais fiel as necessidades e realidade locais, trazem a representação da sociedade civil de forma mais efetiva. No ambiente regionalizado, as pessoas se sentem acolhidas, confortáveis para se manifestar. São mais empoderadas, conhecem os projetos, acompanham os trabalhos”.

Luciana ressalta a importância da Mobilização para os Subcomitês: “Nossa equipe é que faz a ponte das demandas de cada Subcomitê da Bacia do Rio das Velhas com as Câmaras Técnicas e diretoria”. E destaca o SIGA Rio das Velhas, sistema de informação e acesso a dados produzidos na elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia, acompanhamento das outorgas de uso da água e informações geográficas, dentre outras.

Wilson, que trabalhou por duas temporadas no estado do Amazonas, totalizando oito anos, e capitaneou a criação do CBH Preto e Paraibuna em 2005, saiu satisfeito com o que ouviu: “Luciana é fala fácil, muito didática, trouxe mapas, gráficos, fotos… Impressionou muito as pessoas, todas gostaram demais, no whatsapp foi só elogio e defesa da implantação do modelo. Foi um prazer muito grande. Na parte da tarde, após a palestra, nossa plenária aprovou levar para a Câmara Técnica do Comitê a proposta de estudos para a criação dos subcomitês aqui no CBH”.

O professor avisa que já está em preparação a visita aos 30 municípios do Preto e Paraibuna: “Vamos falar olho no olho com os moradores da bacia, tratar de direitos e deveres com relação à água, elemento essencial do qual às vezes não se tem a dimensão da importância”. Com 73 anos, o professor brinca quando os filhos perguntam se ele “não vai parar”. “Só quando morrer”, diz. Saúda o intercâmbio – “É muito importante trocar experiências para melhorar” – e faz seus votos: “Espero que vocês do Velhas continuem esse trabalho que é modelo para o Brasil”.


Em 2018, o modelo dos Subcomitês foi apresentado ao CBH Paraopeba. Confira as fotos:


A mesobacia Preto e Paraibuna

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna ou, mais simplesmente, CBH Preto e Paraibuna, tem sede em Juiz de Fora (MG), abrange 30 municípios e 7.199 km2.

O Paraibuna nasce no município de Antônio Carlos (MG) e deságua no Paraíba do Sul, em Três Rios (RJ). Recebe como principais afluentes o Peixe (um rio classe 1, com águas limpas e mais volumoso que o próprio Paraibuna, segundo Wilson Acácio, presidente do Comitê), o Cágado e o Preto, os três com nascentes na Serra da Mantiqueira.

O Rio Preto marca a divisa natural entre Rio e Minas, passando pelas regiões Sul Fluminense, Sul de Minas e o sul da Zona da Mata. Nasce próximo ao pico das Agulhas Negras e tem 222 km de extensão. O rio do Peixe, com 188 km de extensão, nasce a uma altitude de aproximadamente 1.300 metros.  O Cágado tem 101 km de extensão.


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Paulo Barcala
Fotos: Bianca Aun