Com mais de R$ 1 milhão em investimentos, serviços são entregues na UTE Rio Paraúna

30/07/2019 - 15:55

Foi realizado, no sábado (27), o Seminário Final do Projeto Hidroambiental na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Paraúna. Em clima de celebração na Comunidade Quilombola do Espinho, foram entregues e apresentados os serviços executados em três localidades pertencentes ao município de Gouveia: Pedro Pereira, Espinho e Engenho da Bilia. O projeto contemplou intervenções que visaram a mitigação do processo erosivo e assoreamento de cursos d’água, sendo direcionados para a microbacia do Córrego Engenho da Bilia.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) investiu mais de R$ 1 milhão na realização do projeto. Os recursos são provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia. As intervenções propostas visaram o controle de erosões e do assoreamento de córregos, além da proteção de nascentes, possibilitando assim a recarga hídrica dos corpos d’água. Os serviços foram realizados em 12 meses pela Localmalq Engenharia.

O quantitativo das intervenções realizadas apresentou saldo extremamente positivo. Foram instalados quase 8 mil metros de cercas para proteção de nascentes, enriquecimento florestal de 16,71 hectares de área, reflorestamento de quase meio hectare, instalação de 53 metros de bigodes isolados, abertura de 113 barraginhas (bacias de captação de águas pluviais); construção de 1.641 metros de terraços em gradiente e seis meses de manutenção do plantio de gêneros alimentícios.

Confira as fotos do Seminário Final:

Para Alex Mendes, representante do Subcomitê Rio Paraúna, o mais importante foi o envolvimento da população, que agora está capacitada para dar continuidade ao projeto e cobrar as manutenções necessárias do poder público. “As obras foram entregues, mas sua continuidade e efetividade dependem, sobretudo, da mobilização popular, seja para gerirem ou cobrarem providências de quem é de direito. O trabalho para a preservação do meio ambiente é contínuo. Acredito que houve uma mudança de consciência no trato com a terra, o que foi muito positivo”, afirma.

De acordo com o engenheiro Juliano Casasanta, da equipe técnica da Localmalq Engenharia, as oficinas realizadas durante todo o projeto foram outro diferencial. “Destaco a experiência com a implantação do sistema de irrigação modelo para o uso racional da água e também a compostagem do lixo, visto que é um processo de extrema importância principalmente nas localidades onde a coleta de lixo é deficitária. São projetos que mobilizam e integram a comunidades, que são as principais responsáveis pela continuidade do que aqui foi executado”, considera Juliano.

Conheça mais sobre o projeto hidroambiental da região:

Os moradores comemoraram a entrega dos serviços. Dentre eles Vicente de Paula Araújo, 71 anos e residente na Comunidade Quilombola de Espinho. “Foi excelente. Tudo o que foi realizado vai ajudar muito na produção de água. Dentre os trabalhos realizados destaco a construção das barraginhas, que vão evitar erosões do terreno e favorecerão demais a plantação e nossas criações. Só no meu terreno foram instaladas 20 barraginhas, uma verdadeira benção”, comemora.

Para a representante da sociedade civil no Subcomitê Rio Paraúna, Adeliane Silva, as comunidades não podem se desmobilizar. “A água é de todos e a continuidade do trabalho depende quase que exclusivamente de todos nós. Então o momento é de nos mantermos unidos”, completou.

Ao final do evento foram sorteadas duas bombas submersas de d’água e entregue certificados aos participantes, que lotaram sala da Escola Municipal Neco Cinquenta, local onde foi realizado o evento.

Veja mais fotos do projeto na UTE Rio Paraúna:

A UTE Rio Paraúna localiza-se no Meio Baixo Rio das Velhas, sendo composta pelos municípios de Conceição do Matro Dentro, Congonhas do Norte, Datas, Gouveia, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Santana de Pirapama e Santo Hipólito. A unidade ocupa uma área de 2.337,61 Km² e detém uma população de 22.908 habitantes. As ações do Subcomitê Paraúna iniciaram em 2004, através do Projeto Manuelzão e da ONG Caminhos da Serra, com parceria com prefeituras, órgãos públicos, sociedade civil organizada e usuários de águas da região.

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e Fotos: Celso Martinelli