Com mudas doadas pelo Comitê, coletivo de Santo Antônio do Leite monta viveiro comunitário

07/11/2019 - 19:17

A comunidade do distrito ouro-pretano Santo Antônio do Leite criou um viveiro comunitário com mudas de espécies típicas para recuperação e revitalização especialmente de áreas de nascentes da região. Nessa terça-feira (5), moradores se reuniram em mutirão para a montagem do espaço e ensacamento das mudas, que, posteriormente, serão plantadas e acompanhadas em seu crescimento.

A iniciativa é do Coletivo Ribeirão da Prata, formado por pessoas do distrito empenhadas na proteção do meio ambiente, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com a doação de mudas do Viveiro Langsdorff. No total, foram recebidos 1.500 itens de nove espécies (aroeira pimenteira, candeia, copaíba, goiabeira, ingá miúdo, ipê amarelo, pau ferro, pau viola e pitangueira).

De acordo com Priscilla Bitencourt Freitas, socióloga e uma das fundadoras do grupo, as mudas serão plantadas, pelos próprios membros do coletivo em alguns lugares já combinados com os proprietários em APPs [área de preservação permanente] e em áreas de nascentes. “É um serviço pesado, e a gente também está aprendendo. Você planta uma árvore nativa na beira do rio, tem que roçar e cuidar dela. Por isso estamos fazendo o viveiro, porque vamos plantando aos poucos”.  

Segundo Juan Cantur, mexicano que escolheu Santo Antônio do Leite como seu lar, as mudas serão cuidadas pelo grupo para crescerem e se fortalecerem no local, depois serão plantadas em áreas próximas às nascentes. A ideia é que o viveiro seja uma iniciativa realmente coletiva, para uso da comunidade, com o acolhimento e fornecimento contínuo de novas mudas pelos próprios moradores, em um tipo de “berçário”.

O viveiro comunitário foi montado no sítio de José Antônio Xavier, conhecido com “seu Lisinho”, que é produtor rural de Santo Antônio do Leite e também integra o Coletivo Ribeirão da Prata. Ele mesmo já plantou uma média de 400 mudas no alto da nascente que faz parte de sua propriedade, pois compreende a importância desse tipo de ação para a sua vida e para o meio ambiente.

Veja as fotos do viveiro:

Coletivo Ribeirão da Prata

O Coletivo Ribeirão da Prata começou a ser formado em julho de 2018 com a reunião de diversos moradores de Santo Antônio do Leite preocupados com o meio ambiente, especialmente com a qualidade da água e o tratamento do esgoto do distrito. É formalmente ligado ao grupo de jovens do distrito, mas com uma atuação independente. Recebe o apoio técnico do CBH Rio das Velhas e conta com cadeira no Subcomitê Nascentes, que abrange Ouro Preto e Itabirito.

O grupo não tem uma hierarquia formal, buscando uma gestão coletiva das suas ações. Desde sua fundação, mobiliza aproximadamente 40 pessoas nas atividades, sendo que, em geral, conta com 12 membros mais atuantes. As reuniões do coletivo são abertas à toda a comunidade e ocorrem semanalmente. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail coletivocorregodaprata@gmail.com ou pela página do grupo no Facebook.

Viveiro Lansgdorff

O Viveiro Langsdorff é uma parceria do CBH Rio das Velhas com a ArcelorMittal Brasil, a Agência Peixe Vivo e o Subcomitê Rio Taquaraçu. Localizado em Taquaraçu de Minas (MG), conta com mais de 60 espécies da Mata Atlântica e que são doadas para o replantio em diversas áreas que compõem toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Assista ao vídeo sobre o Viveiro Langsdorff:

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ana Paula Martins
*Fotos: Elias Figueiredo