Comitê apresenta Programa de PSA na Bahia

09/09/2024 - 13:18

No dia 29 de agosto, Poliana Valgas, presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), esteve no Seminário Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realização conjunta da CCR Médio São Francisco e do CBH Rio Grande, em Luís Eduardo Magalhães (BA), para apresentar a experiência do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais na Bacia do Carioca, em Itabirito.


Poliana demonstrou a estrutura do CBH Rio das Velhas, que descentraliza a gestão dos recursos hídricos em Subcomitês, por se tratar de uma bacia extensa que envolve 51 municípios e é responsável pelo abastecimento de cerca de 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Daí a imprescindibilidade de se manter a segurança hídrica e implementar programas que incentivem práticas conservacionistas.

Esclareceu que, em 2016, o Subcomitê Rio Itabirito propôs ao CBH Rio das Velhas um estudo voltado para a microbacia do Carioca, por entender que ali existia a necessidade de introduzir um programa de Pagamento por Serviços Ambientais. A partir do estudo, o Comitê identificou quais eram as fragilidades e as potencialidades, e quais medidas deveriam ser adotadas.


Veja mais fotos:


Em paralelo, o município de Itabirito empenhou-se no sentido de amparar legalmente a realização do programa, com a criação de leis e decretos, ao tempo em que o CBH Rio das Velhas diligenciou a captação de recursos junto a outros parceiros, a exemplo da Coca-Cola e da organização internacional sem fins lucrativos The Nature Conservancy – TNC. Poliana destacou a vontade política do município de Itabirito, que prontamente se dedicou para tornar possível a execução do projeto em parceria com o Comitê: “Se o município não se engajar e não tiver vontade política, o programa não avança. O que vocês viram aqui é uma experiência construída a várias mãos, que foi proposta pelo CBH Rio das Velhas, através do Subcomitê e sociedade local, em busca de parceiros que trouxeram mais robustez e confiabilidade, que transformaram o nosso programa numa referência”, disse a presidenta.

Ao mostrar imagens do evento no qual foram realizados os primeiros pagamentos, Poliana justificou a recompensa ao associá-la às práticas de conservação da água por parte dos produtores envolvidos no programa. Ao final, os participantes do seminário puderam tirar dúvidas com a presidenta e servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itabirito.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Kel Dourado