Vem aí: Projeto de Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio Itabirito

05/07/2023 - 13:45

No próximo dia 13 de julho, o Subcomitê Rio Itabirito, em parceria com a Gerdau e a prefeitura de Itabirito, promovem a cerimônia de conclusão do Projeto de Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio Itabirito. A ação será realizada no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Itabirito, a partir das 9h.


Na programação estão previstos o lançamento do Web Mapas, ferramenta de geoespacialização das ações ambientais no município de Itabirito, além de visita técnica e plantio de mudas em uma das nascentes revitalizadas.

O projeto foi executado pela siderúrgica Gerdau, por meio da contratação de uma equipe do SENAI/FIEMG, atendendo a uma sugestão da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do CBH Rio das Velhas, em ocasião da concessão, em 2020, de uma outorga para implantação, por parte da empresa, de uma estrutura de dreno de fundo da pilha de rejeitos PDE‐01, que armazena material estéril proveniente da cava da mina de Várzea do Lopes, localizada no município de Itabirito.

A proposta da CTOC, prontamente aceita pela Gerdau, contemplou um total de 14 nascentes, elencadas pelo Subcomitê Rio Itabirito, que seriam atendidas com ações de revitalização e recuperação, como cercamento, plantio de mudas e educação ambiental. Desde então a empresa e a equipe contratada vêm realizando os trabalhos de recuperação, sob a gestão da Agência de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Paraopeba (ADESIAP).


Serviço:

Cerimônia de conclusão do Projeto de Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio Itabirito.
Data e hora: 13/07, às 09h
Local: Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Itabirito (Rua José Benedito, nº139, bairro Santa Efigênia, Itabirito)


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social