Ribeirão Onça é destaque em Mostra de cinema sobre a bacia do Velho Chico

02/01/2020 - 16:07

O filme ‘Felicidade’, produzido em uma Oficina de Cinema do projeto de Valorização de Nascentes Urbanas da Bacia do Ribeirão Onça, foi selecionado para participar da Mostra Beiras D’água, que reúne filmes feitos nas margens dos rios, riachos e veredas que compõem a Rede Hidrográfica do Rio São Francisco.

‘Felicidade’ é um retrato cotidiano do bairro Jardim Felicidade, localizado na região Norte de Belo Horizonte, a partir das relações de seus habitantes com o córrego Tamboril e com duas de suas nascentes, muito presentes e importantes na paisagem e na vida coletiva local.

O curta-metragem foi produzido em 2017 pelos alunos participantes de uma oficina de cinema e vídeo do projeto de Valorização de Nascentes Urbanas da Bacia do Ribeirão Onça, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), que promoveu ações de recuperação e revitalização em um total de nove olhos d’água da região.O filme contou com a parceria da Mutum – Grupo de Pesquisas sobre Docência, Educação e Cinema e Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assista o filme:

O festival

O Beiras é um acervo colaborativo de conteúdo audiovisual conectado pelas águas do Rio São Francisco.São filmes feitos nas beiras dos rios, riachos e veredas que compõem a Rede Hidrográfica do Velho Chico. Um território que abrange cinco Estados, 521 municípios e três biomas conectados por águas que atravessam cinco regiões metropolitanas e uma grande diversidades comunidades tradicionais, camponesas e povos indígenas.

O projeto nasce do diálogo entre saberes e esforços, populares e acadêmicos, para significar, compreender, visibilizar o complexo contexto atual da Bacia do São Francisco. É uma realização da Cooperativa EITA e do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho / IAM / da Fiocruz PE.

Valorização de Nascentes Urbanas

O Projeto de Valorização das Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça foi desenvolvido pelo CBH Rio das Velhas com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia. A ação teve como foco a execução de intervenções em nove nascentes pré-selecionadas, bem como a promoção de atividades de educação ambiental e a realização de campanhas de amostragem para conhecimento da qualidade das águas nas nascentes.

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro