Comitê lança Programa de Conservação e Produção de Água em microbacia onde há conflito pelo uso de recursos hídricos

22/06/2023 - 14:25

Com um auditório cheio em Caeté, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoveu, nesta quarta-feira (21), o lançamento oficial do Programa de Conservação e Produção de Água para a microbacia do Ribeirão Ribeiro Bonito, localizada na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu, no Médio-Alto Rio das Velhas.


O evento de lançamento, realizado no Espaço Cultura e Cidadania Monsenhor Domingos, contou com a presença de membros do Comitê, dos Subcomitês Rio Taquaraçu e Ribeirões Caeté-Sabará, da Agência Peixe Vivo, da sociedade civil e de autoridades do município de Caeté, como vereadores e o prefeito da cidade, Lucas Ferreira. Na ocasião, a empresa executora do projeto, Nippon Koei, apresentou detalhes da iniciativa, que está agora em fase de diagnóstico inicial. Alem disso, Flávia Mendes, coordenadora técnica da Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo, também apresentou as bases do Programa de Conservação e Produção de Água na Bacia do Rio das Velhas.

O Programa surgiu em 2021, e a microbacia do Ribeirão Ribeiro Bonito é uma das quatro selecionadas para integrar o projeto. Além dela, já tiveram seu lançamento oficial as microbacias do Córrego Pedras Grandes, no Baixo Velhas, do Ribeirão Soberbo, no Médio-Baixo Velhas, e do Rio Maracujá, no Alto. No microbacia do Ribeirão Ribeiro Bonito, o principal objetivo é elaborar um levantamento cadastral, por meio de visitas à proprietários rurais da região, além de projetos básicos e executivos para controle, adequação e recuperação ambiental e sanitária na microbacia, com base em estudos de diagnóstico e concepção também elaborados pela empresa contratada.

Além de ser uma área declarada pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) como de conflito pelo uso da água, a microbacia foi considerada prioritária para o desenvolvimento do Programa de Conservação de Solo e Produção de Água por se tratar de um manancial onde estão presentes outorgas para a captação de água para abastecimento público, sob responsabilidade do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caeté, sendo fundamental tanto para o abastecimento humano do município de Caeté, quanto para o desenvolvimento das atividades agrícolas.

O Programa de Conservação e Produção de Água da bacia do Rio das Velhas é integralmente financiado com recursos oriundos da Cobrança pelo uso da Água.


Evento reuniu representantes de diversos órgãos da gestão hídrica


Avaliações e Expectativas

O prefeito de Caeté, Lucas Ferreira, esteve presente no evento e falou sobre a importância do Programa e sobre os benefícios para a região. “A expectativa é grande, um trabalho minucioso, que realmente será muito importante para Caeté e fundamental para toda a região, porque é um trabalho que trará muitos benefícios para nosso povo. Estamos, portanto, muito felizes, celebrando um projeto de mais de R$ 500 mil, que vai ao encontro de tudo que a população precisa, que é a preservação e a forma responsável de lidar com as águas”.

Na mesma linha do prefeito, a presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, reafirmou a importância do Programa para uma região onde há conflito pelo uso da água. “As demandas do território vêm de encontro ao Programa. O Comitê vem desenvolvendo suas políticas públicas para dar mais suporte, garantir mais água no território e o que a gente espera é que essas iniciativas sejam replicadas em outras localidades também”.


Confira mais fotos do lançamento:


Subcomitês Taquaraçu e Caeté-Sabará marcaram presença

João Paulo Sarmento, servidor do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e coordenador do Subcomitê Rio Taquaraçu, falou sobre a expectativa em torno do Programa. “A partir do momento em que estamos trabalhando com saneamento, seja rural ou urbano, que eu entendo ser fundamental na temática dos recursos hídricos, a expectativa não tinha como ser outra se não excelente. Será um ano de muito trabalho e de muita alegria, pois traremos ações muito positivas aqui para a bacia”, finaliza.

João também ressaltou o papel dos Subcomitês na articulação para que a microbacia do Ribeirão Ribeiro Bonito fosse contemplada no programa. “Os Subcomitês vão detectando alguns problemas e questões de cada território, e solicita projetos, como este aqui, que são financiados a partir dos recursos advindos da cobrança pelo uso da água. Portanto, nós, enquanto Subcomitê, temos esse papel importante de monitorar e solicitar projetos”.

A coordenadora do Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará, Roberta Sales, também falou sobre como o projeto, uma vez executado, poderá auxiliar na mitigação dos problemas locais. “O projeto nos traz muita alegria, é mais que satisfatório, um programa que beneficiará diversas famílias e que vai resolver uma série de questões dentro do Ribeirão Ribeiro Bonito, melhorando a quantidade e a qualidade das águas que vão para as cidades e para os produtores. Por isso, agradecemos demais a oportunidade de participar deste projeto”, conta.


Poliana Valgas e Lucas Ferreira destacaram a importância do projeto


UTE Rio Taquaraçu

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu localiza-se no Médio Alto Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 795,5 km². Os principais cursos d’água da Unidade são o Rio Taquaraçu, Rio Vermelho, Ribeirão Ribeiro Bonito e Rio Preto.

Possui sete Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 16% da área. 19% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, inserida em quatro áreas principais: Espinhaço Meridional, Floresta da Borda Leste do Quadrilátero Ferrífero, Província Cárstica de Lagoa Santa e Quadrilátero Ferrífero. A UTE possui o Subcomitê Rio Taquaraçu foi instituído em 25 de agosto de 2008, composto pelos municípios que integram a UTE.


Termo do Programa foi assinado durante o evento


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Fotos: Luiz Ribeiro; Pedro Vilela