Comitê lança Programa de Conservação e Produção de Água no Córrego Pedras Grandes, no Baixo Velhas

01/06/2023 - 11:15

Na última terça-feira (30), foi realizado o lançamento oficial das ações do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água na microbacia do Córrego Pedras Grandes em Várzea da Palma, no Baixo Rio das Velhas. No evento de apresentação do programa estavam membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), do Subcomitê Guaicuí, Agência Peixe Vivo, servidores do município, técnicos da Emater (Empresa Técnica de Assistência e Extensão do Estado de Minas Gerais), produtores rurais e sociedade civil.


O Programa de Conservação e Produção de Água na Bacia do Rio das Velhas surgiu em 2021 e possui como objetivo desenvolver ações que potencialize o recurso hídrico em bacias que são afluentes do leito principal, no caso, o Rio das Velhas. Quatro microbacias foram consideradas prioritárias para o desenvolvimento das intervenções: além do Córrego Pedras Grandes, no Baixo Velhas, constam o Rio Maracujá, no Alto; o Ribeirão Ribeiro Bonito, no Médio-Alto; e o Ribeirão Soberbo, no Médio-Baixo Velhas.

Para o caso do Córrego Pedras Grandes, o geógrafo, servidor da prefeitura de Várzea da Palma e membro do Subcomitê Guaicuí, Álvaro Gomes, responsável pela escrita do projeto, contou que o projeto veio do chamamento principal realizado em 2021. “Baseado nesse chamamento, nós procuramos as microbacias da região que atendessem os critérios e, feito o levantamento, foi diagnosticado que o Córrego Pedras Grandes está em um processo de degradação acelerado. Assim, vimos então a necessidade de direcionar as ações para aquela sub-bacia”, explicou.

Álvaro explica ainda que o ciclo do córrego é intermitente e qualquer ação de conservação e produção hídrica é bem-vinda. “É uma região onde os recursos hídricos são essenciais para a população, pois há muitos pequenos agricultores e pecuaristas que dependem dessa água (…), então todo programa que venha conservar e produzir mais água para que o Córrego tenha uma eficiência durante todo o ano é bem-vindo”.

O Programa de Conservação e Produção de Água irá promover visitas para identificar, quantificar e detalhar os principais problemas ambientais que impactam a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos da região, além de realizar ações de recuperação ambiental, conservação de água e solo, conservação de estradas vicinais e conservação de áreas de preservação permanente. A educação e a capacitação de funcionários da prefeitura e agricultores para manutenção das estruturas de retenção de água também serão realizadas.

A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, assinou o termo que garante a realização do projeto e ainda reforçou a importância dessas ações para o Córrego Pedras Grandes e o Rio das Velhas. “As ações têm o intuito de aumentar essa produção e conservar essa água no solo nesta bacia tão importante para o município de Várzea da Palma, mas principalmente para a bacia do Rio das Velhas”.


Confira mais fotos do lançamento:


Projeto está em fase de diagnóstico

A Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos) foi a empresa que venceu o processo licitatório junto à Agência Peixe Vivo e atualmente desenvolve o diagnóstico de ações hidrológicas e ambientais e projetos executivos na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Guaicuí.

A Coordenadora do projeto, Raissa Dias, comentou a importância de os produtores rurais estarem presentes na reunião de apresentação e manifestarem os desafios presentes na região. “Foi importantíssimo, pois eles manifestaram e pudemos ver as principais dificuldades que existem na região. Então, desde já, poderemos propor projetos de maneira mais assertiva e que possam realmente atender, não só a população, mas como também os objetivos do próprio Comitê.”

O gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, espera que o projeto atenda os objetivos do programa inicial. “A gente espera, até o final do projeto, conseguir desenvolver ações que vão favorecer esses princípios do Programa, que é aumentar a resiliência hídrica das microbacias”, avaliou Thiago.

UTE Guaicuí

A UTE (Unidade Territorial Estratégica) Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A Unidade ocupa uma área de 4.136,93 km², a mais extensa da Bacia do Rio das Velhas, e detém uma população de 31.581 habitantes.

Nesta unidade o Rio das Velhas possui 153,66 km de extensão, e é ali também que se localiza a foz do Rio das Velhas, no Rio São Francisco. a UTE ainda possui cinco Unidades de Conservação inseridas em seu território, ocupando 19,48% da área total. 35% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Pedro Vilela