Ribeirão Onça participará da terceira edição do Canjerê – Festival de Cultura Quilombola

11/05/2018 - 18:43

O filme ‘Águas Sagradas’, produzido em uma Oficina de Cinema do projeto de Valorização de Nascentes Urbanas da Bacia do Ribeirão Onça, será exibido na terceira edição do Canjerê – Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais, realizado entre os dias 11 e 13 de maio, na Praça da Liberdade e espaços culturais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

‘Águas Sagradas’ traz histórias, cantos, cultura e tradições do Quilombo Mangueiras, na região norte da capital mineira. As águas da nascente e do córrego que margeia o quilombo, além de presentes na vida cotidiana dos moradores, são usadas para preparar a festa das Yabás, uma comemoração para as Orixás femininas.

O curta-metragem foi produzido, no primeiro semestre do ano de 2017, pelos alunos participantes de uma oficina de cinema e vídeo do projeto de Valorização de Nascentes Urbanas da Bacia do Ribeirão Onça, que promoveu ações de recuperação e revitalização em um total de nove olhos d’água da região.

Contou também com a parceria da Mutum – Grupo de Pesquisas sobre Docência, Educação e Cinema e Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assista ao filme ‘Águas Sagradas’:

O festival

O Festival é realizado pela Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais -N’Golo com a parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), correalizador do evento e da Cemig, patrocinadora. Tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda-MG), da Prefeitura de Belo Horizonte, do Iphan e Fundação Palmares.

Mais de 600 quilombolas de diversas comunidades do estado se reúnem com o objetivo de dar visibilidade à cultura tradicional e chamar a atenção para a luta dos quilombolas pelo direito à terra e à vida digna. O projeto vem ao encontro das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e promoção do desenvolvimento agrário em Minas Gerais. Saiba mais sobre o evento.

Valorização de Nascentes Urbanas

O Projeto de Valorização das Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça foi financiado pelo CBH Rio das Velhas com os recursos da cobrança pelo uso da água da bacia. A ação teve como foco a execução de intervenções em nove nascentes pré-selecionadas, bem como a promoção de atividades de educação ambiental e a realização de campanhas de amostragem para conhecimento da qualidade das águas nas nascentes.

Ribeirão Onça

O Ribeirão Onça é um afluente da margem esquerda do Rio das Velhas e tem como principais afluentes o córrego Cachoeirinha e o Ribeirão Izidora que recebe os impactos diretos da ocupação de Venda Nova e região norte de Belo Horizonte. A Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça ocupa parte da cidade de Contagem e da região norte de Belo Horizonte é considerada a que mais polui o Rio das Velhas. Sua bacia abriga mais de um milhão de pessoas e em parte dos 36,8 km de extensão do Ribeirão, tem suas margens ocupadas irregularmente, provocando a degradação ambiental ao longo do curso d’água.

Juntamente com o Ribeirão Arrudas, o Onça encontra-se na região mais populosa da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em Belo Horizonte, Contagem e Sabará. Os ribeirões Onça e Arrudas são responsáveis pela drenagem da maior parte dos esgotos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sofrem com a diminuição das áreas de drenagem natural e ocupação desordenada de encostas e fundos de vale, devido a sua intensa ocupação.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br