Comitê promove em Lassance audiência para discutir Plano Municipal de Saneamento

19/07/2019 - 13:20

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e o Subcomitê Guaicuí, em parceria com a Prefeitura de Lassance, realizaram na quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores da cidade, a 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Neste segundo encontro – o primeiro havia sido fevereiro deste ano – o Comitê, juntamente com a empresa HidroBR, responsável pela elaboração do PMSB, divulgaram e discutiram com a população o prognóstico, os programas, projetos e ações. Durante o evento houve uma dinâmica de grupo com o público presente. O objetivo foi ouvir as ideias e anseios da população e tudo que foi pontuado será analisado e inserido no plano.

A bióloga e mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos da HidroBR, Fabiana de Cerqueira Martins, coordenadora técnica na elaboração do PMSB de Lassance, observou que essa etapa contempla a avaliação da situação do saneamento básico do município. “Com base neste diagnóstico estamos apresentando o prognóstico, programas, projetos e ações”, ressaltou.

Fabiana explicou que foram apresentadas algumas proposições para atender as carências que foram identificadas durante a análise de campo. “Fizemos uma projeção de demandas e metas para a gestão dos serviços de saneamento. Portanto, é importante que nesta dinâmica a população, além de inserir ideias novas, também dialogue sobre as ações que propusemos. É fundamental que cada grupo contribua com as propostas apresentadas, para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Observando se estão corretas e adequadas com as carências do município”, ponderou a bióloga.

De acordo com os dados levantados pela HidroBR, a análise do saneamento do município demostra que o esgotamento sanitário da cidade precisa de uma solução urgente. “Hoje a população usa soluções individuais, fossas negras, que não são adequadas, pois poluem o meio ambiente e deixam a população vulnerável a doenças e diversas contaminações. O abastecimento de água também precisa de melhorias, principalmente nas áreas rurais”, avaliou Fabiana Martins.

Veja as fotos da audiência:

Segundo o prefeito de Lassance, Paulo Elias, o cenário dos serviços de saneamento do município é preocupante e carece de medidas urgentes. “Há tempos a prefeitura tenta levantar verbas para fomentar projetos que contemplem o saneamento, porém tínhamos dificuldades. Por isso, hoje é um dia importante para o saneamento do nosso município. Estamos aqui juntos com a população, em parceria com o CBH Velhas, para discutir e planejar o saneamento de Lassance”, disse Paulo, acrescentando que algumas ações devem ser pontuais e colocadas em práticas com urgência, mas que no geral o PMSB será perene e mudará o futuro da cidade.

Para a funcionária pública e enfermeira, Solange Fernandes, o tema é de fundamental importância para o município. De acordo com ela, a falta de saneamento é um problema que vem se arrastando por anos. “Teve uma época que até tentamos propor ações, buscar o diálogo e parcerias, mas não obtivemos sucesso. É fundamental o envolvimento da população, precisamos participar de todas as etapas. Planejar junto e acompanhar a execução, só assim, poderemos cobrar com propriedade no futuro. Parabéns a todas as instituições que fazem este plano sair do papel”, comentou Solange.

O coordenador-geral do Subcomitê Guaicuí, Eustáquio Pinheiro da Silva, que é diretor de Meio Ambiente na prefeitura de Lassance, espera ansioso que o plano seja finalizado e colocado em prática. “Pelo cronograma, em novembro o PMSB será entregue e poderemos realizar ações que possam melhorar a qualidade de vida da população. Faço essa afirmação porque o plano de saneamento retrata de forma clara a situação do município. O material elaborado pela empresa é satisfatório e condiz com nossa realidade, portanto, os caminhos e diretrizes apontados para a melhoria do saneamento básico são pertinentes e agradaram a população e à prefeitura. Agora é preciso finalizar e colocar em prática”, argumentou Eustáquio.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Tiago Rodrigues
Fotos: Tiago Rodrigues