Comitês de bacias de Minas se reunirão com candidatos ao Governo para discutir propostas

14/09/2018 - 15:01

Na próxima quarta (19) e quinta-feira (20), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e os outros 35 comitês de Minas Gerais receberão os candidatos ao Governo do Estado para discutir as propostas para os próximos quatro anos na área ambiental, em especial na gestão dos recursos hídricos. O encontro ocorrerá como parte da programação da 56ª Reunião Ordinária do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), na Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais (ASSEMINAS), no bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Além da crise hídrica e das políticas públicas ligadas ao saneamento, recuperação de rios e preservação ambiental, um dos principais pontos de pauta será a retenção dos recursos da cobrança pelo uso da água por parte do Governo do Estado, que já dura quase três anos. Esse recurso é cobrado diretamente dos usuários, recolhido aos cofres públicos e, por lei, deveria ser diretamente entregue aos comitês de bacia, o que não tem sido feito.

A retenção ilegal dos recursos já totaliza mais de R$ 100 milhões. Sem dinheiro, projetos de revitalização de bacias e produção de água, como o ‘Revitaliza Rio das Velhas’, estão severamente ameaçados.

O encontro acontecerá de 14h às 17h na quarta-feira (19), e de 9h às 12h na quinta (20). A ASSEMINAS fica na Rua Aquiles Lobo, nº 300, no bairro Floresta, próxima ao Viaduto Francisco Sales.

Ainda como pauta da 56ª reunião do FMCBH, serão apresentados os encaminhamentos do XX Encontro Nacional de Comitês (ENCOB) 2018, o mandato dos Comitês para a gestão 2018/2022, além de momento destinado à palavra aberta das entidades.

FMCBH

O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelo conjunto dos 36 Comitês legalmente instituídos em Minas Gerais. O objetivo do Fórum é articular a integração e a gestão dos Comitês nos âmbitos estadual e federal, visando o seu fortalecimento como parte do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais (SEGRH/MG).


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br