Conheça e Preserve: Gruta Rei do Mato

17/01/2020 - 13:48

Uma das cavernas mais visitadas do Brasil, a Gruta Rei do Mato situa-se na região conhecida como Carste de Lagoa Santa, no Médio Rio das Velhas. Pertencente ao município de Sete Lagoas, a gruta foi aberta à visitação em 1988. 11 anos depois, por meio da Lei Estadual n° 18.348, de 5 de agosto de 2009, foi institucionalizada como Monumento Natural Estadual – uma forma de proteger e preservar este importante sítio arqueológico e de ecossistemas cársticos, além da fauna e flora locais.

O receptivo conta com estrutura moderna e é ideal para receber toda a família: auditório, lojinha, bilheteria, lanchonete, banheiros, estacionamento gratuito e sala de exposições integram o complexo.

Atualmente a gruta está sob os cuidados do Instituto Estadual de Florestas (IEF). “Antes de entrar na gruta, diversas pinturas rupestres podem ser vistas na entrada, na chamada Grutinha. Já na gruta principal, as imensas galerias impressionam os visitantes por causas das maravilhosas formações de estalactites e estalagmites [formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária]. Trata-se de uma gruta viva, ainda em processo de formação geológica, devido à ação da água”, conta a gestora da unidade, Maria Honorina Pereira Rocha. Ela chama a atenção que são necessários 30 anos para formar 1 cm³ de estalactite ou estalagmite.

Em quatro dos salões, há pinturas rupestres datadas de até 8 mil anos. Sobre a origem do nome “Rei do Mato”, existem duas versões: uma conta a história de que, em meados dos anos 1930, os moradores teriam avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas que frequentava a floresta e a gruta. A outra versão fala sobre um homem diferente, magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato, que teria habitado o primeiro salão da gruta. Em ambos os casos, o personagem da história teria sido apelidado de “o rei do mato”.

Veja as fotos da gruta:

Funcionamento, valores e regras

A Rei do Mato está aberta à visitação todos os dias, sempre de 9h às 16h. As visitas são guiadas por monitores.O valor cobrado para a entrada é de R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia entrada). Pessoas acima de 60 anos não pagam. É permitida a entrada de crianças a partir de 6 anos. É obrigatório o uso de calçados fechados.Para visita de grupos acima de dez pessoas é necessário agendamento prévio; os grupos de visita devem ser compostos de, no máximo, 20 pessoas.

Como chegar

Quem sai de Belo Horizonte: siga pela BR-040 sentido Brasília por 70Km. Logo após a primeira entrada para Sete Lagoas, fazer o retorno no trevo. A entrada do Monumento está na pista sentido a capital mineira, logo depois do retorno. Quem vem sentido Brasília/BH: basta seguir as placas de sinalização, não há necessidade de entrar em Sete Lagoas; na BR-040, a entrada da gruta está poucos metros após a rotatória principal que dá acesso à cidade.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Celso Martinelli
*Fotos: Arquivos de Newton França e IEF (Instituto Estadual de Florestas)