Em reunião no Mosteiro de Macaúbas, Subcomitê Poderoso Vermelho define novo coordenador

09/10/2018 - 20:30

Os membros do Subcomitê Poderoso Vermelho, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se para a 28ª reunião ordinária, na tarde desta segunda-feira (08 de outubro), no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, no município de Santa Luzia.

O primeiro item da pauta foi a definição do novo coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho, visto que Liliana Sousa, a antiga coordenadora, não faz mais parte do Subcomitê. Foi definido que o representante da Prefeitura de Santa Luzia, o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ricardo José de Souza, assumirá o posto.

“É com muita honra que recebo o cargo de coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho. Pretendo dar continuidade as ações que estão sendo desenvolvidas na nossa bacia para a preservação e revitalização dos recursos hídricos. Minha intenção é de manter os conselheiros motivados para que a qualidade do trabalho do Subcomitê melhore cada vez mais. E como representante do poder público, quero fazer com que o Executivo seja ainda mais presente e colaborativo dentro do Subcomitê Poderoso Vermelho”, disse Souza.

Em seguida, a madre do Mosteiro de Macaúbas, Maria Imaculada de Jesus Hóstia, falou sobre a parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que irá doar ao Mosteiro madeiras que foram apreendidas.

O Mosteiro de Macaúbas foi construído no século XVIII e é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes do Brasil. Com 11,5 mil metros quadrados de área construída, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Iepha e Prefeitura de Santa Luzia.

A madre também apresentou a campanha ‘Abrace Macaúbas’ que objetiva recuperar a parte elétrica do Mosteiro, restaurar o piso e os revestimentos de madeira, atacados por cupim.

Confira as fotos da reunião:

Refúgio de Vidas Silvestres Macaúbas

O gerente da Unidade de Conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas, Fernando Duarte, apresentou durante a reunião a situação da UC, que fica localizada na região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho.

A ideia é criar um Conselho Consultivo para o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas para facilitar a gestão da área. O Conselho é um fórum de discussão, negociação e gestão da Unidade de Conservação e também de sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas.

O Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas possui área de 2.281,9 hectares e protege um expressivo remanescente florestal, margeando o Rio das Velhas.

Confira as apresentações:

.

Relatório de Monitoramento e evolução da qualidade e outorgas

O representante da Localmaq, Rafael Alexandre de Sá, empresa responsável pela execução do projeto hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho apresentou um relatório sobre a evolução das outorgas superficiais e subterrâneas na região.

O relatório avalia a evolução das outorgas superficiais e subterrâneas concedidas na UTE Poderoso Vermelho através de estudos de referência da região e análise dos dados obtidos na relação de outorgados do Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (SISEMA), através do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) no período de janeiro de 2008 a julho de 2018.

Verificou-se a maioria das outorgas concedidas na Unidade no período avaliado visa atender a transposição de corpos de água e outros usos, enquanto que as outorgas subterrâneas são utilizadas principalmente para outros usos e consumo humano. E foi possível observar que o uso industrial é o maio dentro da UTE Poderoso Vermelho. Além disso, o relatório mostra que a situação hídrica da Unidade é confortável. No entanto, os membros do Subcomitê alertaram sobre a falta de água que ocorre na UTE Poderoso Vermelho, principalmente no município de Ravena.

Rafael Alexandre finalizou dizendo que é de suma importância a realização de estudos mais direcionados sobre a disponibilidade e os riscos da escassez hídrica, tal conhecimento poderá ser realizado pelas instituições governamentais, com apoio das companhias de saneamento, das universidades e dos comitês de bacias hidrográficas.

Os membros do Subcomitê Poderoso Vermelho aprovaram o relatório apresentado pela Localmaq sobre as outorgas subterrâneas e superficiais.

O projeto da UTE Poderoso Vermelho visa realizar um diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na Unidade, com base nos dados do PDRH Rio das Velhas (2015), devendo, ainda, implementar ações visando fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena, localizado no município de Sabará


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br