Quarentena não é férias: Vila de Curimataí

31/03/2020 - 17:32

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos a Vila de Curimataí, em Buenópolis, que com sua formosa flora encantou o naturalista e viajante francês Saint-Hilaire, que percorreu a região em 1817. “De todas as povoações por onde passei desde o começo da viagem pelo sertão, Curimatahy foi a única em que vi jardins, os vegetais aí plantados dão a essa localidade um ar de frescor que não possuem Contendas (hoje Brasília de Minas), Coração de Jesus, etc. Mas é preciso convir que os habitantes de Curimatahy são favorecidos no que respeita à água: pois que correm da montanha vários regatos, que deslizam em volta da povoação, entretem nela um pouco de umidade e fornecem os meios para fazer irrigações”.

Situada a aproximadamente 300 km de Belo Horizonte, no coração do sertão mineiro, a Vila de Curimataí é distrito do município de Buenópolis. E é também abrigo do Rio Curimataí, que contribui com vida e água limpa para o Rio das Velhas. O nome dado ao distrito tem etimologia indígena, e significa “rio dos curumatãs, peixe de escamas e de carne saborosa”.

A localidade encanta a todos pela sua grande riqueza natural, com serras, cachoeiras, águas termais e rios preservados que atraem cada vez mais turistas para a região. Além disso, a vila preserva a história do local com ruas de terra batida e grama e com casas de fachada típica das casas mineiras do século 18 e 19. A cidade é também uma das portas de entrada para o Parque Nacional das Sempre-Vivas.

Nascido e criado na Vila de Curimataí e hoje proprietário de uma hospedagem na localidade, Flávio do Rosário Souza também reforça o pedido para que as pessoas não visitem a região neste período.


Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer Curimataí


O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Curimataí localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A Unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da Unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Fernando Piancastelli e Lucas Nishimoto