Conselho Estadual de Recursos Hídricos discutirá remodelagem na próxima terça-feira (17)

11/12/2019 - 12:16

A proposta de remodelagem do sistema de recursos hídricos, que prevê alterações geográficas das Unidades de Gestão e Planejamento, será debatida pela Câmara Técnica de Planos (CTPlan) doConselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/MG), na próxima terça-feira (17), a partir das 9h30, na sede da SUPRAM Central, em Belo Horizonte.

Na ocasião, vários representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), dos Subcomitês e de entidades da sociedade civil estarão presentes para, mais uma vez, se posicionarem contrários à proposta do Executivo mineiro, que quer centralizar a gestão das águas com a justificativa que a medida promoverá maior racionalização do sistema para gerar resultados mais efetivos.

“Entendemos que isso é um retrocesso em termos de gestão ambiental. Os comitês precisariam ser fortalecidos e não enfraquecidos. É fundamental a participação de todos no enfrentamento desta questão que pode enfraquecer e desmontar toda a organização e história dos Comitês em Minas Gerais”, convocou o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano.

Em novembro, a remodelagem do sistema de gestão dos recursos hídricos foi pauta de uma audiência pública e de um workshop promovido pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). Em ambos os encontros, os Comitês mineiros rechaçaram a proposta, argumentando que a medida centraliza poderes, exclui a participação social na gestão das bacias hidrográficas e divide o território por uma lógica meramente econômica, e não hídrica.

A SUPRAM Central, onde acontecerá a reunião, fica na rua Espírito Santo, nº 495, 4° Andar, no Centro de Belo Horizonte.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Foto: Leonardo Ramos