A participação da sociedade será peça-chave nas próximas etapas de planejamento da gestão hídrica na bacia do Rio das Velhas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promove, nos dias 28, 29 e 30 de abril, consultas públicas para apresentar o Relatório Preliminar do Programa de Efetivação do Enquadramento de Águas Superficiais do território.
Os encontros serão realizados presencialmente nas cidades de Curvelo (28/04), Itabirito (29/04) e Belo Horizonte (30/04), sempre a partir das 14h – os endereços serão divulgados em breve. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o acesso à população interessada em acompanhar as discussões.
Durante os encontros, será apresentado o conteúdo do Relatório Preliminar, que já incorpora diretrizes do Programa de Efetivação do Enquadramento. Os participantes poderão contribuir com sugestões, críticas e novas informações, que serão analisadas e poderão ser incorporadas à versão final do documento.
Os eventos fazem parte de um conjunto de estudos para a elaboração de dois importantes instrumentos de gestão dos recursos hídricos para a região: a Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água Superficiais e a Proposta Conceitual para a Implantação de um Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas.
O enquadramento dos corpos de água é um dos principais mecanismos de planejamento da política de recursos hídricos. Ele estabelece metas de qualidade da água a serem alcançadas e mantidas ao longo do tempo, de acordo com os usos definidos pela sociedade — como abastecimento humano, irrigação, recreação ou preservação ambiental.

Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
