Inundações na bacia e o papel da Defesa Civil – Momento Rio das Velhas 47

21/12/2022 - 18:35

Com base nas previsões pluviométricas para os próximos dias, que indicam fortes chuvas na bacia do Rio das Velhas e Minas Gerais como um todo, as Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipais ligaram o alerta. É preciso que, nesse período crítico, a população como um todo adote medidas de autoproteção e proteção comunitária, principalmente pessoas que moram em áreas de risco, sujeitas a deslizamento e inundação.


Na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, são muitos os lugares que convivem com inundações ano após ano: Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Jequitibá, Santo Hipólito são apenas alguns exemplos. Em comum a esses municípios geralmente está a forma de ocupar o espaço, que não respeitou as margens dos rios e encostas.

Para falar sobre o importante papel das Defesas Civis municipais na redução dos riscos associados às chuvas, as convidadas do programa de hoje são Poliana Valgas, presidenta do CBH Rio das Velhas, secretária de meio ambiente e saneamento de Jequitibá e porta-voz da Defesa Civil Municipal, e Lorena Borges, coordenadora de Defesa Civil do Município de Santa Luzia.


Dê o play, e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra