Dona Júlia, cuidadora de nascente do Ribeirão Onça é finalista do Prêmio Bom Exemplo

29/04/2016 - 11:23

Clique aqui para votar na Dona Júlia.

As votações se encerram hoje (29), e o público conhecerá o ganhador no dia 4 de maio.
Localizada na Serra do Navio, no Conjunto Ribeiro de Abreu, a nascente foi nomeada como “Dona Júlia” em homenagem a sua cuidadora. Dona Júlia cuida da nascente desde 1981, que recém-chegada de Turmalina precisava de água para plantio e manutenção de horta, onde produzia parte do alimento de sua família.
Assim, Dona Júlia, por iniciativa própria realiza um trabalho voluntário na preservação e manutenção da nascente. A nascente contribui com águas limpas para o Ribeirão do Onça que deságua no Rio das Velhas e depois no Rio São Francisco.
A dedicação no cuidado com a nascente rendeu a Dona Júlia uma indicação na Categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo. “Estou muito feliz, nem tenho o que falar. Muito bom, maravilhoso. E só de saber que estou fazendo uma coisa boa para o bem do meio ambiente e do mundo. A felicidade é muito grande”, afirma Dona Júlia, emocionada pela indicação.
No dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, aconteceu um evento de recuperação da Nascente Dona Júlia. O evento contou com a articulação do Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA) que uniu esforços com o Subcomitê Ribeirão Onça vinculado ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Copasa, Prefeitura de Belo Horizonte, Projeto Manuelzão, PUC Minas e a Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, entre outros parceiros, para desenvolver ações diretas de recuperação da nascente, como o cercamento da área, a capina seletiva e plantio de árvores.
Segundo Dona Júlia a comunidade já está se conscientizando para a importância da preservação e manutenção da nascente “a comunidade está indo na nascente para plantar e cuidar”, informa.

montagem_nascente
Nascente Dona Júlia, localizada na Serra do Navio, no conjunto Ribeiro de Abreu

Prêmio Bom Exemplo

O prêmio, que está em sua sétima edição, é uma iniciativa da TV Globo, Fundação Dom Cabral, Jornal O TEMPO e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
Com o objetivo de reconhecer as iniciativas e pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã, o prêmio visa destacar as atitudes dessas pessoas e ainda, despertar na população a percepção do valor e da importância dessas atitudes para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre todos.
O Prêmio Bom Exemplo contempla pessoas ou instituições que se destacam nas áreas de Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente, além de um prêmio especial que é concedido à Personalidade do Ano. E a categoria Cidadania, Prêmio Bom Exemplo, destaca cidadãos que desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades, o qual Dona Júlia foi indicada.
Os vencedores da sétima edição do Prêmio Bom Exemplo serão conhecidos em cerimônia no dia 4 de maio.
Veja reportagem da Dona Júlia para TV Globo Minas.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br