Coordenadores dos Subcomitês reúnem-se com presidência do CBH Rio das Velhas

10/03/2016 - 12:15

O presidente do CBH Rio das Velhas reuniu-se, no dia 7 de março, em Belo Horizonte, com os coordenadores-gerais dos Subcomitês pertencentes ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). O objetivo da reunião foi alinhar e planejar com os coordenadores-gerais as ações do Comitê em 2016.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, lançou durante a reunião a campanha “Água como Direito Humano” que vai nortear as ações do Comitê em 2016. A campanha tem como objetivo mostrar para a população que o acesso à água de qualidade é um direito fundamental, por ser inerente à condição humana, e deve ser garantido a todos os seres humanos.
Marcus Vinícius Polignano explicou para os coordenadores-gerais que a campanha é um mote para que os Subcomitês trabalhem as questões da água como direito humano em seus territórios de atuação. Assim, a campanha propões um debate na Bacia do Rio das Velhas e também para outras bacias focado nos seguintes pontos:
1 – A água é um bem essencial à vida humana e de outras espécies e é um direito humano;
2 – É dever da sociedade e do poder público garantir água de qualidade e quantidade para esta e futuras gerações;
3 – O fornecimento de água tratada e serviços de esgotamento sanitário devem ser disponibilizados a preços comportáveis que respeitem os direitos dos cidadãos a um mínimo de qualidade da água;
4 – É dever da sociedade e do poder público preservar a integridade ecossistêmica para manter os rios e mananciais de água preservados;
5 – É proibido degradar e poluir rios, nascentes e lagos essenciais para a manutenção da vida humana, biota aquática e da biodiversidade;
6 – Nenhum rio poderá ser classificado abaixo de Classe II;
7 – Os planos municipais de saneamento têm que ser efetivamente implantados definindo metas a serem alcançadas com a efetiva participação social;
8 – Dar continuidade ao plano de metas para a revitalização do Rio das Velhas.
A campanha “Água como Direito Humano” será lançada oficialmente para a sociedade na comemoração do Dia Mundial da Água que acontecerá no dia 21 de março, de 9h00 às 13h00, com um evento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Durante a reunião, também foi entregue aos coordenadores o calendário das atividades que serão desenvolvidas pelo CBH Rio das Velhas, ao longo de 2016.
Além do lançamento da campanha, a reunião contou com mais duas apresentações: a primeira foi da equipe do Projeto de Educação e Mobilização Social, realizada por Dimas Correa e a segunda foi a apresentação dos Projetos Hidroambientais na Bacia do Rio das, realizada pela assessora técnica da Agência Peixe Vivo, Patrícia Sena.

Veja as fotos do evento

[Gallery-H album=’ReuniaoCoordenadores07DeMarcoDe2016BeloHorizonte’ template=’t1]


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br