CTECOM avalia mudanças em Plano de Ação para os próximos quatro anos

02/10/2018 - 13:47

Em reunião nesta segunda-feira (01), os conselheiros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) debateram as mudanças necessárias no Plano de Ação que rege as atuações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) em relação a esses temas. O primeiro documento, então concluído em 2012, deverá agora contemplar as estratégias de educação e comunicação para os próximos quatro anos, mas com revisões previstas a cada dois anos.

Em conformidade aos Princípios e Diretrizes de Educação, Comunicação e Mobilização para a Comitê, o Plano de Ação define as macrodiretrizes, objetivos e ações e as elenca em uma escala de prioridades. “A dinâmica da comunicação se altera, as formas de mobilização e abordagem hoje são outras, por isso a gente tem que estar sempre revendo esses planos de ação para que possamos atuar da forma mais efetiva possível junto à sociedade”, destacou o presidente da câmara técnica, Nísio Miranda.

Para garantir a revisão, os conselheiros da CTECOM deliberaram a criação de um Grupo de Trabalho, formado por José de Castro Procópio, da Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios – ADAO; Lilla Ayres Viana, da ARCA AMASERRA; Izabella Resende, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário; Edinilson dos Santos, da prefeitura de Contagem; e Caroline Correia, do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Ainda no encontro, a câmara técnica concluiu a minuta da deliberação que institui o 29 de junho como o Dia Oficial do Rio das Velhas e o peixe Dourado como o símbolo da bacia. O documento segue agora para ser analisado pela Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) para, na sequência, poder ser apreciado pela plenária do CBH Rio das Velhas. O objetivo da inciativa é fortalecer a comunicação e integração com a sociedade, estimulando o sentimento de pertencimento da população para com a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. “É muito importante que se institua e fortaleça datas que permitam à sociedade ter acesso ao que representa determinada instituição. Esperamos que, com isso, a gente consiga transmitir à sociedade o papel do comitê de bacia hidrográfica e o seu trabalho”, finalizou Miranda.

Confira as fotos da reunião:

A Câmara Técnica

A CTECOM é encarregada de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do CBH Rio das Velhas e de seus parceiros, tendo como finalidade pensar as ações educativas e de comunicação a serem executadas em projetos e ações do CBH Rio das Velhas ou de projetos contratados pela agência.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br