CTECOM avança nos projetos de formação

20/06/2023 - 9:35

Em reunião extraordinária online realizada na última quinta-feira (15), a Câmara Técnica de Educação, Comunicação Social e Mobilização (CTECOM) avaliou e debateu dois projetos de formação para agentes da Bacia do Rio das Velhas. Os projetos estão em fases diferentes de planejamento e serão realizados ainda este ano, tendo, um deles, os conselheiros do Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) como público-alvo, e o outro se destina a um público mais amplo.


Na reunião, a empresa Tema – Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente apresentou a metodologia e o conteúdo programático da Capacitação em Elaboração de Projetos Hidroambientais. Segundo Élio Domingos, técnico da empresa, o material é interativo e busca envolver os participantes na construção de ideias coletivas de projetos ambientais que estejam conectadas às realidades locais. A capacitação está prevista para o final de julho.

Logo após, Luiz Ribeiro, coordenador técnico da TantoExpresso, empresa responsável pela Comunicação e Mobilização do CBH Rio das Velhas, contou sobre o andamento do Plano Anual de Capacitação de Conselheiros. Segundo ele, o plano tem “o objetivo de orientar o papel do Conselheiro nas diversas instâncias que compõem o Comitê. Temos como público-alvo todos os conselheiros, tanto do Plenário, das Câmaras Técnicas, quanto do Subcomitês, entendendo que isso deve ser um esforço permanente, considerando todos os anos deste contrato”.

Durante a apresentação, alguns membros da CTECOM deram sugestões de temáticas a serem abordadas na capacitação. Sophia Nunes, por exemplo, acredita que seja importante haver um “curso de metodologias de educação ambiental. Porque aí o conselheiro também seria um multiplicador”. Já Luiz Felippe Maia ressaltou a necessidade de capacitar os membros do Comitê no processo de licitação. “O pessoal nem sempre tem conhecimento de como é feito esse processo de licitação. Quais são as regras?”



Semana do Rio das Velhas

O próprio Luiz Ribeiro também apresentou a programação da Semana do Rio das Velhas 2023, evento que celebra anualmente a Bacia do Rio das Velhas. Planejado para acontecer entre os dias 26 e 30 deste mês, o evento contará com diversas atividades, como uma exposição itinerante, Diálogos Regionais entre os Subcomitês, Barqueata na confluência com o rio São Francisco, Plenária presencial comemorativa entre outros momentos de confraternização.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Ohana Padilha