CTECOM e CTPC realizam reunião conjunta e fazem balanço do 10º Encontro de Subcomitês

12/12/2022 - 15:15

As Câmaras Técnicas de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) e de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) se reuniram por videoconferência na última quarta-feira (7) com o objetivo de revisitar as discussões, os resultados e os encaminhamentos do 10º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), que aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó. Esse encontro marcou a primeira vez que ambas as Câmaras Técnicas se reúnem conjuntamente.


Dimas Correa, membro da Equipe de Mobilização do Comitê conduziu a reunião e lembrou que essas Câmaras estão ligadas diretamente ao planejamento de ações do CBH Rio das Velhas e que nunca tiveram a oportunidade de estarem juntas. Ele fez uma memória das discussões que ocorreram no último Encontro de Subcomitês, que, segundo ele, é forma de integração entre as pessoas que atuam nas diversas Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs) da Bacia, trabalhando em favor do fortalecimento institucional do Comitê. Alguns dos destaques das discussões foram os desafios, em comum ou específicos, enfrentados por cada Subcomitê.

Uma preocupação coletiva se refere à baixa qualidade da água do Rio das Velhas e seus afluentes, mas algumas regiões sofrem com questões locais, como é o caso da UTE Ribeirão Jequitibá, que enfrenta grandes dificuldades com o crescimento urbano sem desenvolvimento socioeconômico e com a especulação imobiliária com loteamentos irregulares – assim como o direito ao uso da água para recreação em função da concessão privada do uso público é uma preocupação da UTE Rio Cipó, que possui boa qualidade de água em geral. Com relação às propostas de enfrentamento das questões ao longo da Bacia, Dimas destacou que os participantes do Encontro desejam que o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que já acontece na UTE Rio Itabirito, possa ser indutor de produção de água em quantidade e qualidade em todas as unidades territoriais.



Ronald Guerra, coordenador da CTPC, enfatizou a importância de compartilhar o conhecimento e as vivências de cada território para toda a Bacia Hidrográfica. “O Encontro foi muito rico para mim. Eu conheço praticamente toda a Bacia, uma vez que já fiz várias expedições, conheci de perto grande parte desses conflitos, mas é muito importante também ter acesso a informações locais e debates internos para que possamos entender melhor o território como um todo e desenvolver ações”, disse.

Para Sirlene Santos, recém-eleita coordenadora da CTECOM, a reunião conjunta proporcionou um diálogo mais próximo entre as duas Câmaras, e demonstrou empenho por responder os desafios do CBH Rio das Velhas no ano que vem. “Esta é a nossa primeira reunião conjunta, e eu agradeço a oportunidade de dialogar virtualmente – e, quando pudermos, presencialmente também. Os resultados são esses apresentados pelo Dimas, e nós percebemos que a realidade da Bacia como um todo nos traz grandes desafios, questões que precisamos enfrentar. Temos muito trabalho, várias demandas para o ano que vem, e, como o Ronald falou, socializar o conhecimento é essencial para 2023”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Fernando Piancastelli