CTECOM elege nova coordenadora e aprova projeto de formação de conselheiros

14/11/2022 - 12:45

A Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se, na última sexta-feira (11), via teleconferência.


Abrindo os trabalhos, Ohany Vasconcelos, coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, que dá suporte executivo, financeiro e administrativo ao Comitê, apresentou versão preliminar do Termo de Referência para Projeto de Capacitação dos Conselheiros do CBH Rio das Velhas, sugerido pela CTECOM.

A proposta visa a qualificar os integrantes do CBH na elaboração de projetos hidroambientais com vistas a captar recursos externos (que não sejam os oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos) e, assim, fortalecer as ações do coletivo.

A ideia é iniciar a empreitada, como experiência-piloto, em dois municípios da bacia, Belo Horizonte e Pedro Leopoldo, com 50 vagas presenciais por município.

Do formato original, no qual a empresa a ser contratada providenciaria, além do conteúdo e materiais didáticos, toda a infraestrutura necessária, como local, equipamentos, refeições e outros itens, a proposta evoluiu para outro desenho, com a ampliação de um dia no programa e a oferta de espaço pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Belo Horizonte e pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), ambas representadas na CTECOM, que colocaram seus auditórios à disposição para sediar o evento da capital.

Prática

O conselheiro Humberto Martins Marques, da SMMA, destacou a importância de a capacitação contemplar a elaboração de “projetos reais para não se limitar à teoria, com a devida consultoria para a formatação”. Os demais conselheiros apoiaram a opinião e o curso ganhou um dia exclusivo para a elaboração prática.

José Procópio de Castro, da Associação de Desenvolvimento de Artes de Ofícios (ADAO), foi um dos defenderam a realização presencial, pois ela “possibilita a formação de grupos e a elaboração colaborativa”.

Edinilson dos Santos, que coordenou a CTECOM nos últimos anos, pontuou: “É preciso termos um formato que possa ser replicado para outras cidades por nossa própria equipe, sem a necessidade de nova licitação. Daqui para a frente quem vai fazer somos nós”.

O evento inicial ficou definido para Belo Horizonte, a partir de fevereiro de 2023. Um Grupo de Trabalho da CTECOM vai acompanhar o consultor a ser contratado para detalhar o roteiro da formação.



Recomposição e nova coordenação

A Câmara Técnica, que tinha lacunas entre titulares e suplentes, foi parcialmente recomposta com indicações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e da Prefeitura de Contagem.

Pela SEMAD, assumiram, como titular, Sophia Nunes, e como suplente, Clair Benfica. Pela Prefeitura de Contagem, a titular passa a ser Sirlene Almeida, ficando a suplência com Edinilson dos Santos. Márcia Antônia Dias, da SMMA de Belo Horizonte, também passa a integrar a Câmara, como suplente

Sirlene, que também compõe o Subcomitê do Ribeirão Onça, e a Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), foi eleita por unanimidade como nova coordenadora da CTECOM. Superintendente de Políticas Ambientais em Contagem, ela ressaltou a “importância do Plano de Educação e Mobilização para o CBH e citou o projeto contagense ‘O Rio da minha vida’, que atua na “recuperação de cursos d’água envolvendo as pessoas e trabalhando a memória”.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Foto: Fernando Piancastelli