CTOC encera atividades de 2021 com apresentação das mineradoras AngloGold Ashanti e EIMCAL

10/12/2021 - 10:45

Encerrando as atividades do ano de 2021 da Câmara Técnica de Cobrança e Outorga (CTOC), as mineradoras AngloGold Ashanti e Empresa Industrial de Mineração Calcária (EIMCAL) apresentaram os relatórios anuais de qualidade e quantidade de água, em reunião virtual, realizada no dia 07 de dezembro. A apresentação é uma das condicionantes dos processos de outorga n° 15960/2014 e 15961/2014 da EIMCAL e nº 28.859/2013 da AngloGold Ashanti concedidas no ano de 2016. A apresentação destes dados visa permitir ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) acompanhar os impactos dos empreendimentos nos cursos d’água da bacia hidrográfica.

A barragem de rejeitos Cuiabá, do complexo Córrego do Sítio Mineração, se localiza em Sabará, na bacia do Ribeirão Sabará, afluente do Rio das Velhas. De acordo com os dados apresentados pela AngloGold os níveis de elementos provenientes dos efluentes do empreendimento se encontram dentro dos limites estabelecidos por lei. O monitoramento ocorre em cinco pontos a montante e a jusante da Mina Cuiabá no Ribeirão Sabará.

O gerente de licenciamento ambiental da AngloGold Ashanti, Luís Breda, informou que a barragem apresenta condições seguras do ponto de vista geotécnico e hidráulico, uma vez que é monitorada diariamente e está dentro das normas exigidas, além de possuir laudo de estabilidade emitido pela Agência Nacional de Mineração (ANM) a cada seis meses e da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).


Encontro virtual reuniu membros da CTOC e representantes de empresas mineradoras


Luís Breda também informou que, a partir de 2022, a barragem Cuiabá será descaracterizada. “Além de trazer mais segurança, o processo deixará um legado de sustentabilidade. Até 2022, o método de disposição a seco vai substituir a deposição convencional de rejeitos e trazer como vantagens o incremento na segurança e a redução do uso de água”, disse o gerente que acrescentou ainda que o monitoramento de qualidade e quantidade de água da estrutura continuará a ser realizado após a descaracterização.

A mineradora acrescentou que vai procurar o Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará para iniciar o diálogo sobre as ações de descaracterização da barragem Cuiabá e de recuperação ambiental da região.

EIMCAL

A indústria de mineração calcária EIMCAL possui outorga para captação de água subterrânea para fins de rebaixamento de nível d’água nas minas Taquaril e Pedra Bonita, no município de Prudente de Morais, na bacia do Rio das Velhas.

De acordo com os dados apresentados pela EIMCAL os volumes captados estão abaixo do limite da outorga e outros referentes ao volume de captação nos poços de bombeamento também estão abaixo dos valores outorgados. Além disso, a empresa informa que não verificou interferências no nível dos cursos d’água por meio dos monitoramentos realizados.



A EIMCAL acrescentou ainda que sabendo-se da importância de preservar as nascentes, a empresa realiza ações de melhorias e preservação das nascentes no entorno do empreendimento, como por exemplo plantios, roçadas e manutenção da área em geral. A mineradora também informou que em 2021 deu início ao programa de educação ambiental com as comunidades do entorno do empreendimento.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio