CTPC determina início dos projetos prioritários da deliberação DN 02-2018 para este ano

28/09/2018 - 19:48

A Câmara Técnica de Planejamento, Projeto e Controle (CTPC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniu nesta quinta-feira (27) para dar continuidade às atividades do segundo chamamento de seleção de demandas espontâneas, aprovadas na deliberação DN 02-2018. A reunião foi a primeira depois do nomeamento dos novos membros da câmara.

O encontro foi essencial para decidir se grupos de trabalhos serão criados e para debater alguns ofícios recebidos do município de Felixlândia e Subcomitês Rio Taquaraçu e Ribeirão da Mata. A cidade solicita que seja reconhecida como parte integrante da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Já o Subcomitê Rio Taquaraçu pede reunião com os representantes da CTPC para esclarecimento de dúvidas sobre a entrega do projeto básico de Soluções Estáticas para o Esgotamento Sanitário nos municípios de Caeté, Nova União e Taquaraçu. Por fim, o Subcomitê Ribeirão da Mata solicita esclarecimentos ao CBH Rio das Velhas referentes à entrega da demanda hidroambiental denominada ‘Projeto Hidroambiental de Valoração de Cursos D’ água em Áreas Rurais da Bacia do Ribeirão da Mata’.

Além disso, foi determinado que alguns dos projetos prioritários terão início ainda este ano. De acordo com o coordenador da CTPC, Ronald Guerra, para que os projetos sejam atendidos é essencial definir quais deles serão iniciados. “Com o apoio da Agência Peixe Vivo, que tem experiência na execução de propostas, será necessário identificar todos os projetos para alinhar os primeiros a serem executados”, declara. Essa definição ocorrerá na próxima reunião ordinária, que será realizada no dia 29 de outubro.

Na reunião, ainda, foi apresentado a situação atual e a projeção para 2019 do dinheiro à ser aplicado em recursos hídricos, a fim de orientar quais dos 29 projetos prioritários terão início em 2018.

Confira as fotos da reunião:

A CTPC

As Câmaras Técnicas do CBH Rio das Velhas são colegiados formados a partir das instituições que compõem a Plenária da entidade. Elas refletem o modelo de organização paritário do Comitê e tem como finalidade discutir com o tempo e a dinâmica que julgam necessárias as discussões temáticas, técnicas e complexas. A CTPC, em particular, é responsável por acompanhar os projetos, discutir de forma inicial as prioridades de aplicação dos recursos a partir das prioridades do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH), bem como acompanhar a execução de projetos e das demandas apresentadas ao CBH Rio das Velhas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br