Do Alto ao Baixo Velhas, Subcomitês discutem Pró-Mananciais em evento da Copasa

06/12/2018 - 13:56

Representantes de vários Subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participaram, entre os dias 4 e 6 de dezembro, da 2ª edição do Encontro do Pró-Mananciais, promovido pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para discutir as ações desenvolvidas para preservação dos cursos d’água utilizados para o abastecimento público no Estado.

O evento, realizado no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, contou com palestras de especialistas em políticas públicas e educação ambiental, além de mais de 400 integrantes dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias) de todas as regiões do Estado. Também foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas em 2018 e o planejamento para 2019 do programa.

Coordenador-geral do Subcomitê Rio Bicudo, Luiz Felippe Pedersoli Porto Maia aprovou a parceria iniciada este ano e contou que, somente na região, o Pró-Mananciais promoveu o cercamento de 20 km de áreas de proteção, a recuperação de 100 km de estradas rurais e a construção de quase 50 barraginhas para contenção de águas. “Para 2019, já estruturamos um cardápio que prevê outras 33 ações a serem executadas, incluindo também um plano de educação ambiental com as escolas. A união destas duas forças, Comitê do Velhas e Pró-Mananciais, será uma coisa fantástica para a bacia do Bicudo”, disse.

Confira as fotos do encontro:

Ações no Alto Rio das Velhas

Mesmo não operando nos municípios de Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima, – que justamente estão a montante do Sistema Bela Fama, em Honório Bicalho, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – a Copasa pela primeira vez investe em ações de conservação na região por meio do Pró-Mananciais. Para tal, a articulação junto aos Subcomitês do Alto Rio das Velhas é de fundamental importância para a implementação das ações.

Conselheiro de quase todos os Subcomitês que integram esse território (Nascentes, Rio Itabirito e Águas da Moeda), Ricardo Galeno enalteceu o fato. “Pela primeira vez na história isso ocorre e essa é uma primeira sinalização bastante favorável. Os Subcomitês, através dos seus atores, se organizaram e apresentaram propostas para a Copasa que, prontamente, apoiou e aprovou”, disse ele, destacando que, do pacote completo de ações, até o momento foi iniciado o cercamento de áreas e o plantio de mudas no Parque das Andorinhas e no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto.

Assessor da Diretoria Metropolitana da companhia, Rogério Sepúlveda contou que a ideia foi justamente que o CBH Rio das Velhas mediasse os trabalhos nesses municípios onde a empresa não tem concessão para operação. “Onde a Copasa tem concessão esse processo é mais automático. A ideia então de se trabalhar com os Subcomitês foi de aproveitar esse acúmulo que o Comitê tem de criar os seus grupos, que seriam o equivalente ao que chamamos de Colmeia, que são comitês locais, uma forma de descentralização, que fazem o papel de controle social, de propor ações e participar da metodologia. E a proposta foi muito bem aceita pelo Comitê, pelos municípios e diretamente pelos Subcomitês”, disse.

Para o ano de 2019, Ricardo Galeno destacou que os Subcomitês estão se organizando para serem mais efetivos na apresentação de propostas. “A gente vai ter que fazer um exercício de tentar adequar a metodologia das Colmeias para a realidade dos Subcomitês, mas estamos bastante empenhados em apresentar uma proposta muito interessante, utilizando todo o cardápio de opções da Copasa”, concluiu.

Em cima, o coordenador do Subcomitê Rio Bicudo, Luiz Felippe Maia (à esquerda), e o assessor da Diretoria Metropolitana da Copasa, Rogério Sepúlveda (à direita). Em baixo, em destaque, Ricardo Galeno, dos Subcomitês Nascentes, Rio Itabirito e Águas da Moeda. (Créditos: Bianca Aun)

Pró-Mananciais

Desde a sua criação pela Copasa, em dezembro de 2016, o Pró-Mananciais busca mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no cuidado para proteger e recuperar os cursos d’água. Atualmente já está presente em 140 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços.

Aprovado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o programa segue a mesma metodologia da iniciativa socioambiental “Cultivando Água Boa”, do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenado pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). O Pró-Manancias conta com recursos da ordem de R$ 20 milhões anuais, da Copasa, que são aplicados em ações de cercamento de nascentes, plantio de árvores, construção de bacias de contenção de água de chuvas, dentre outras.

Além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o programa valoriza o conhecimento e a experiência das comunidades para construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região na qual está inserida e o consequente engajamento na defesa das águas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br