Educação Ambiental é o foco em reunião da CTECOM

10/05/2023 - 13:25

A Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniu por videoconferência na última quinta-feira (4) para discutir e planejar as ações de Educação Ambiental para a Bacia. Ações visam a formar tanto membros do CBH Rio das Velhas quanto o público geral do território.


Quando se trata da proteção e revitalização dos corpos d’água de uma Bacia Hidrográfica, a Educação Ambiental é um pilar sem o qual toda ação política ou social fica frágil. Por isso, o papel da CTECOM em planejar eventos de formação, tanto para os conselheiros do CBH quanto para a população que vive na Bacia do Rio das Velhas, é essencial para o sucesso na atuação do Comitê.

Em uma das pontas, a nova Equipe de Mobilização Social e Educação Ambiental do CBH Rio das Velhas constrói um Plano de Educação Ambiental que seja replicável em todo o território da Bacia e que compartilhe boas práticas entre os Subcomitês. Quem explica esse planejamento é o Luiz Ribeiro, Coordenador técnico da TantoExpresso, empresa responsável pela equipe. “Vamos montar um Plano de Educação Ambiental para o território baseado num diagnóstico profundo das ações que já são realizadas e, em seguida, hierarquizar as melhores práticas, transformando-as em estudos de caso que possam ser replicados”.

Esse diagnóstico é composto pelo levantamento de dados primários e secundários sobre os projetos já realizados, contando com coleta de informações através de um formulário que as diversas entidades que atuam nos territórios podem preencher. As informações reunidas serão então apresentadas aos 19 Subcomitês instituídos e, logo após, numa reunião aberta com todos os atores da Bacia, sejam eles membros do Comitê ou não. Essa reunião está prevista para acontecer em junho deste ano, através de videoconferência.

Clique aqui e e preencha o questionário de ações de Educação Ambiental!

Em outra frente, a empresa Tema – Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente prepara uma capacitação com foco na elaboração de projetos hidroambientais. Élio Domingos, técnico da empresa, informou que a formação pretende “que as pessoas possam propor projetos de forma independente do mecanismo da cobrança pelo uso da água, de forma a potencializar os recursos do Comitê e trazer ideias de novos projetos para os Subcomitês”.

Segundo ele, serão dois dias de capacitação, com carga horária total de 16h em que serão abordados temas como gestão de recursos hídricos, aspectos legais e instrumentos de gestão e concepção de projetos hidroambientais. O público-alvo, nesse caso, são os membros dos Subcomitês, e o material didático será avaliado no próximo dia 5.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Edson Oliveira