Eleição de nova coordenação, aspectos do Rio Itabirito e debate público na ALMG foram temas da reunião

16/03/2016 - 1:18

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizou no dia 10 de março, eleição de novos membros.

No encontro, os conselheiros elegeram para a sociedade civil, Ronald Guerra, representando a Associação do Quadrilátero das Águas (AQUA); para os usuários de água elegeram Renato Gomes Batista, representante da Vale e para o poder público elegeram Antônio Marcos Generoso Cotta, representante da Prefeitura Municipal de Itabirito, o qual foi mantido no cargo de coordenador-geral do Subcomitê. “A expectativa para os próximos anos é de manter a quantidade de água que é produzida pelo Rio Itabirito e solucionar o problema da turbidez do mesmo”, afirma o coordenador-geral.

ohana_velhas-25
Da esq. p/ dir.: Coordenador da sociedade civil; coordenador do poder público e geral e coordenador de usuários de água.

Além da eleição, foi apresentado aos presentes o processo que se encontra o projeto “Produtor de Água” que foi aprovado no chamamento público de projetos. O projeto visa à redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais, revitalização ambiental da sub-bacia do Rio Itabirito e de seus cursos d’água – através da melhoria na qualidade e quantidade de água – principalmente no que diz respeito à perenidade e a turbidez.
No encontro, os presentes levantaram questões sobre a causa do aumento da turbidez do Rio Itabirito, de acordo com a comunidade local e dados técnicos, o aumento da turbidez se deve as questões geológicas da localidade, as atividades de mineração e pelo mau uso do solo.

montagem_rioitabirito
Turbidez do Rio Itabirito, foto tirada em março de 2016. (Crédito: CBH Rio das Velhas – TantoExpresso: Ohana Padilha)

Além disso, os integrantes do Subcomitê deram informes sobre o debate público “Águas de Minas: Revitalização e Gestão dos Rios de Minas” que será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), no dia 21 de março, próxima segunda-feira. E sobre a campanha do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), “Água como Direito Humano”.

Veja as fotos da reunião:

[Gallery-H album=’EleiaoRioItabirito10DeMarcoItabirito’ template=’t1]

Campanha “Água como Direito Humano”

O CBH Rio das Velhas, por meio da campanha “Água como Direito Humano” chama a coletividade, as instituições e pessoas da Bacia do Rio das Velhas à debaterem, discutirem e se articularem para não apenas a manutenção de quantidade e qualidade de água, mas principalmente para a garantia dos diversos usos, da biodiversidade e dos direitos que são considerados fundamentais a todas as pessoas e que hoje, infelizmente, não são plenamente garantidos.Tal questão é fundamental para o fortalecimento da gestão das águas, uma vez que as consequências para a saúde da população impõem mudanças drásticas na atuação de todos os atores.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br