Em parceria com Fiemg, Copasa e prefeitura de Contagem, Seminário reúne indústria para debater gestão ambiental eficiente

28/09/2018 - 14:03

Nesta quinta-feira (27), representantes de várias indústrias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) participaram de um encontro promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) a fim de discutir medidas ecoeficientes que possam ser adotadas pelas empresas. O Seminário do ‘Programa Revitaliza Rio das Velhas’ aconteceu na sede do Ciemg (Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais), em Contagem, e contou com a parceria da prefeitura do município, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

A ação é parte integrante do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’, pacto firmado entre o Comitê e diversos atores em prol da conservação e revitalização da Bacia. “O Revitaliza é uma mudança de atitude nossa em relação à gestão das águas, em um sentido que água é fundamental e que nós a estamos preservando para o nosso bem e para o bem das gerações futuras. Uma empresa que mostre tecnologias de consumo consciente das águas, por exemplo, já está demonstrando um fator agregado nesse processo”, afirmou o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, durante a abertura do evento.

Com o papel de, principalmente, mobilizar e sensibilizar a indústria mineira quanto à necessidade da implantação de uma gestão ambiental com foco em ecoeficiência, a Fiemg apresentou as ações que desenvolve pelo Programa Minas Sustentável. Segundo o analista ambiental da entidade, Deivid Lucas de Oliveira, serão promovidas revisitas em 309 indústrias já atendidas pelo Programa, para consolidar as ações de ecoeficiência já repassadas anteriormente, e novos atendimentos a 344 indústrias nunca atendidas e que estão inseridas na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. “Nós fazemos uma visita, identificamos em que a empresa está correta, em que precisa melhorar e que tipo de gestão precisa implantar, e passamos essa orientação ao empreendimento. É bom frisar que um Rio das Velhas com águas mais limpas é de interesse também das indústrias, que em alguns casos captam suas águas de lá”, disse.

Ainda no encontro, a consultora da Fiemg, Irany Braga, apresentou o estudo ‘Avaliação das águas da Bacia do Velhas frente aos empreendimentos do setor industrial’, promovido pela entidade. O trabalho utiliza-se de indicadores de qualidade de águas superficiais para expressar a influência que as atividades de indústria e mineração causam na dinâmica ambiental dos ecossistemas aquáticos.

Veja as fotos do Seminário:

Efluentes Não-Domésticos

Já a Copasa – que pelo ‘Revitaliza Rio das Velhas’ terá a função de ampliar a coleta, interceptação e tratamento de esgotos nos municípios onde possui concessão, além de promover ações de seus programas socioambientais, como o Pro-Mananciais – apresentou no encontro o Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não-Domésticos (PRECEND).

De acordo com a engenheira da companhia, Karine Diniz Soares, os problemas causados quando não há tratamento prévio dos efluentes não-domésticos – ou seja, dos esgotos que se diferenciam dos gerados em residências – são de extrema gravidade. “As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são programadas para tratar de forma biológica; são bactérias que fazem a digestão e decomposição daquilo que chega. O esgoto doméstico é perfeitamente possível de se tratar desta forma, não temos dificuldade. Mas, dependendo do que chega, ou não conseguimos tratar e isso acaba chegando ao rio sem tratamento, ou a gente mata as bactérias do tratamento e não conseguimos nem tratar mais o efluente doméstico”.

Ainda segundo a representante da Copasa, a adesão ao PRECEND é solicitada quando a empresa vai obter ou renovar a Licença de Operação ou alvará de funcionamento, quando solicita a ligação de esgoto, ou quando o Distrito Operacional da companhia observa irregularidades ou danos nas redes provocados por determinada empresa.

Contagem também assina termo de compromisso

Ainda durante o Seminário, a prefeitura de Contagem se juntou à Copasa, Fiemg, Instituto Espinhaço, município de Nova Lima e outras entidades, e também se tornou signatária do ‘Revitaliza Rio das Velhas’. O Programa estabelece o compromisso por uma atuação sistêmica e coordenada de vários atores com vistas a alcançar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, visando garantir os múltiplos usos da água e a segurança hídrica da bacia.

“Contagem tem dialogado cada vez mais com os municípios vizinhos, ampliado sua participação nas ações em favor do meio ambiente, num diálogo constante com a sociedade civil organizada e com as instituições que hoje fazem esse trabalho de defesa do meio ambiente. A assinatura desse termo com o CBH Velhas, é mais uma prova disso”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Wagner Donato.

Secretário de Meio Ambiente de Contagem, Wagner Donato, assina termo de adesão ao ‘Revitaliza Rio das Velhas’ (acima). Em baixo, o analista ambiental da Fiemg, Deivid de Oliveira, e à direita a engenheira da Copasa, Karine Soares. Créditos: Miguel Aun.

Eric Machado, também representante da secretaria e coordenador do Subcomitê Ribeirão Onça, destacou a importância da parceria do município com o que considera o mais importante comitê de bacia do Brasil. “Potencialmente aqui em Contagem a questão ambiental tem ganhando muita repercussão. Estamos no CBH Rio das Velhas como conselheiros, em todas câmaras técnicas e grupo gestor [do Contrato de Gestão], além dos Subcomitês Onça e Arrudas. E, agora, formalmente assinamos o termo com o ‘Revitaliza Rio das Velhas’”.

Machado também apresentou no Seminário o Programa Municipal Contagem das Nascentes, que se propõe a localizar, cadastrar, recuperar e preservar as minas d’água da cidade. No final do ano passado, o programa foi ganhador do Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”, concedido pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Encerrando o Seminário, houve ainda a apresentação de boas práticas em Gestão de Recursos Hídricos e Efluentes Industriais por parte da empresa GE Transportes Ferroviários.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br