Em reunião, Diretoria do CBH Rio das Velhas avalia estiagem, eleições dos Subcomitês e próxima Plenária

24/08/2021 - 12:16

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoveu, na sexta-feira (20), reunião da Diretoria para avaliar a deliberação de criação dos Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, a recomposição da Diretoria Ampliada, o planejamento da próxima Plenária Ordinária e de um webinário sobre escassez hídrica.

A diretoria do CBH Rio das Velhas discutiu sobre a minuta da deliberação que altera as deliberações de criação dos Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O objetivo é ajustar os nomes dos 18 Subcomitês que já foram criados.

Os Subcomitês são instâncias importantes na estrutura do CBH Rio das Velhas para a gestão descentralizada e participativa. Entre setembro e outubro, ocorrem as eleições para eleição de novos membros e para a coordenação-geral e por segmento dos Subcomitês.

Outro ponto importante da reunião foi a recomposição da Diretoria Ampliada, instância que expande a participação das entidades na tomada de decisão do CBH Rio das Velhas. O membro da Diretoria Ampliada, Fúlvio Simão, assumiu o cargo de secretário adjunto na Diretoria do CBH Rio das Velhas. Em vista disso, sua vaga na Diretoria Ampliada deve ser recomposta por um membro do poder público, mesmo segmento representado por ele.

Além disso, a Diretoria definiu a pauta da próxima reunião Plenária do CBH Rio das Velhas. Na ocasião será colocada em votação a deliberação que altera as deliberações de criação dos Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e a recomposição da Diretoria Ampliada. A data da próxima reunião Plenária ainda será definida.

A escassez hídrica foi outro ponto da pauta da reunião. Há anos o Brasil se encontra em uma crise hídrica severa. Este ano, o Rio das Velhas passa por um dos mais críticos períodos de estiagem. Desde julho, o curso d’água se encontra em estado de alerta, o que tem causado preocupação. A vazão do manancial, em Nova Lima, onde a Copasa capta água para abastecer a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), baixou a nível que pode resultar, em futuro próximo e se o cenário não for alterado, na restrição ao consumo.

A ideia é apresentar o trabalho do Comitê no monitoramento da vazão do Rio das Velhas e as medidas que podem ser tomadas para melhorar a produção de água e aumentar a resiliência da bacia. Com a crise hídrica histórica enfrentada pelo Brasil, o Rio das Velhas pede socorro. Precisamos avançar nas discussões para propor políticas públicas que ajudem o Velhas a não entrar em colapso”
Poliana Valgas, presidente do CBH Rio das Velhas, sugerindo a realização de um webinário para debater sobre a escassez hídrica.

 

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio