Encontro internacional de revitalização de rios debate sobre os dois anos do maior desastre ambiental brasileiro – a tragédia de Mariana

03/11/2017 - 10:31

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2015, transformou-se na maior tragédia ambiental brasileira. Um verdadeiro mar de lama destruiu distritos e casas, deixou moradores desabrigados e matou 19 pessoas. O acidente atingiu diretamente 35 cidades no estado de Minas Gerais e 3 no Espírito Santo foram afetadas. As consequências para o meio ambiente também são incalculáveis, tendo em vista que rejeitos de minérios e outras substâncias destruíram a mata ciliar dos rios, seus cursos, peixes e contaminou, sobremaneira, a qualidade das águas nas cidades afetadas. No próximo domingo, (05/10) de outubro, ao completar dois anos da tragédia, pouca coisa foi efetivamente realizada tanto para sanar os impactos ambientais quanto para proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias atingidas pela barragem de Fundão.

Para refletir sobre o tema, no dia 28 de outubro, às 16h, durante o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, será realizado o painel Rio Doce: do maior desastre ambiental aos desafios da recuperação, que contará com a participação de Tarcísio Márcio Magalhães (UFMG), Leonardo Deptulski (CBH Doce), Joceli Jaison José Andriol (Movimento dos Atingidos por Barragens; Cristiana Losekann (UFES), Andréa Azevedo (Fundação Renova). O painel será mediado pelo professor Tarcísio Márcio Magalhães, médico, doutor em Saúde Coletiva e um dos coordenadores do Projeto Manuelzão, da UFMG.

Palestrantes – Os palestrantes que integram o painel tratam-se de acadêmicos inseridos na pesquisa sobre o rompimento da barragem e seus impactos sociais e ambientais, pessoas atingidas pela tragédia, além de ambientalistas.

Leonardo Deptulski é formado em Engenharia Industrial Mecânica e Ciências Contábeis, foi prefeito de Colatina por dois mandatos, é servidor efetivo da Secretaria de Fazenda do Espírito Santo e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Joceli Jaison José Andrioli é pedagogo pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Joceli foi um dos atingidos pela Barragem de Itá- SC. Atualmente, Joceli reside em Belo Horizonte, é membro da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA) e acompanha a criação do Movimento dos Atingidos por Barragens – ES.

Andréa Azevedo é bióloga pela UFMT e PhD em Desenvolvimento Sustentável pela UNB. Tem experiências nacionais e internacionais em políticas e gestão da agricultura e do meio ambiente, políticas públicas e ambientais nas áreas rurais, mudanças climáticas e desenvolvimento regional. Foi diretora do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (IPAM). Atualmente, Andréa é diretora de Desenvolvimento Institucional da Renova.

Cristiana Losekann é doutora em Ciência Política e professora de Ciência Política da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva em conflitos socioambientais na América Latina; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais. Atualmente, Losekann coordena o Organon – Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais da UFES.

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: https://cbhvelhas.org.br/encontrointernacional/

Mais informações:
revitaliza@cbhvelhas.org.br