Expedição “Rio das Velhas, te quero vivo” será realizada durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

11/05/2017 - 15:36

A proposta é conhecer a realidade atual do Alto Rio das Velhas e mobilizar a sociedade para a imprescindível revitalização do rio.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Projeto Manuelzão realizarão, na Semana Nacional do Meio Ambiente, no período de 28 de maio a 04 de junho, a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’, que percorrerá o rio, da nascente em Ouro Preto, até Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa tem o objetivo de demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas, advindas da ocupação desordenada, da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica da capital, bem como a vitalidade do Rio das Velhas.

O trecho de abrangência da ação está inserido em uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o abastecimento de Belo Horizonte e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região. Junto à Expedição, profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG farão coletas e avaliação de parâmetros de qualidade da água em pontos estratégicos do trajeto. O objetivo é elaborar um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas

Rio das Velhas_TeQueroVivo_Marca Final-01-FUNDO BEGE

Percurso: a equipe da expedição, formada por biólogos, geógrafos, engenheiros, analistas ambientais, percorrerá oito municípios da região do Alto Rio das Velhas a bordo de caiaques. A jornada será iniciada no dia 28 de maio, no Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto, que abriga a nascente histórica do Rio das Velhas. Na sequência, a expedição segue para São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, comunidade ribeirinha banhada pelas águas ainda límpidas do Velhas. No dia seguinte (29/05), o grupo segue para Acuruí, distrito de Itabirito, percorrendo uma região de áreas protegidas.

Partindo de Acuruí, os navegantes chegam à foz do Rio Itabirito (30/05). Também nessa data acontece a Expedição do Rio Itabirito descendo do Bação até o Parque Municipal de Itabirito, onde as expedições se encontram para uma grande mobilização. No quarto dia da Expedição (31/05), os navegantes seguem para Rio Acima. No dia 01 de junho, passam por Honório Bicalho, em Nova Lima, onde está situada a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bela Fama – o principal ponto de captação de água para o abastecimento da capital. Na sequência, chegam a Raposos, onde será realizada a Expedição pelo Ribeirão da Prata, na reserva da Serra do Gandarela – importante área preservada com remanescente de Mata Atlântica.

Já no dia 02/06, o grupo segue para Sabará, onde a carga do lançamento de esgoto passa a interferir na vida do rio. Na sequência, a expedição percorre o município de Belo Horizonte pela foz do Ribeirão Arrudas e pela Foz do Ribeirão Onça, que abrigam em seus leitos águas extremamente tóxicas, com perigo de contaminação causada pelo intenso lançamento de esgoto da RMBH. Já no dia 03 de junho, a expedição finalizará a navegação na “ponte velha”, em Santa Luzia. Por fim, no dia 04 de junho, o grupo de expedicionários chega a Belo Horizonte.

Mobilização – Durante a Expedição, os navegantes passarão em cada localidade, onde serão recebidos pelas comunidades locais com eventos de cunho socioambiental e cultural. O trabalho se dará em parceria com escolas, órgãos públicos e ONGs. Em cada parada, serão realizados debates com discussão sobre os problemas das localidades, sobre temas ambientais, as novas formas de tratamento de resíduos e efluentes, mas, principalmente, sobre a necessidade do resgate do rio como participante ativo da vida das pessoas, não como um lugar para depósito de resíduos e efluentes. Também ao longo do trajeto, serão colhidas assinaturas de apoio ao Programa de Revitalização do Rio das Velhas, que será lançado ao final da expedição.

Encontro ambiental – No dia 4 de junho, a partir das 9 horas, entidades ambientais irão realizar um grande encontro em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, intitulada ‘Águas Gerais’. A concentração acontecerá na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte e marcará o encerramento da Expedição. Vários coletivos ambientais, ONGs e movimentos que atuam e se preocupam com a questão socioambiental estarão presentes. Ao final, um cortejo com todos os participantes descerá a Avenida João Pinheiro, em direção ao Parque Municipal.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ é uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.

Participe. Confiram fotos da útima expedição pelo Rio das Velhas, em 2009:

Roteiro da Expedição “Rio das Velhas, te quero vivo”

• 1º dia – 28 de maio (domingo) – Ouro Preto (Ponto 1)
9h: Evento de abertura oficial da Expedição, com ações de mobilização social, entrega parcial do Plano de Manejo do Parque Municipal das Andorinhas. Local: Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas – Ouro Preto.
13h: Carreata para São Bartolomeu
15h: Atividade de mobilização social na Praça de São Bartolomeu.

2º dia – 29 de maio (segunda-feira) – Acuruí (Ponto 2 até Ponto 3)
1º dia de navegação com extensão 25 km, trecho entre São Bartolomeu e Acuruí, distrito de Itabirito.
07h: Saída dos expedicionários de São Bartolomeu, percorrendo o trecho até a Pequena Central Hidroelétrica Rio de Pedras, em Acuruí, distrito de Itabirito
13h: Mobilização em Acuruí
16h: Chegada dos expedicionários em Acuruí

• 3º dia – 30 de maio (terça-feira) – Itabirito
07h: Saída dos expedicionários da Equipe Itabirito da foz do Córrego Sardinha com o Córrego Mata Porcos para navegar o Rio Itabirito. Extensão de 13 km (Ponto 5 até Ponto 6)
07h: Saída dos expedicionários da Equipe Acuruí, para navegar o Rio das Velhas e encontrar com a Equipe Itabirito. Extensão de 12 km (Ponto 3 até Ponto 4)
13h: Abertura “Expedição do Rio Itabirito”
14h: Parada dos expedicionários no Parque Ecológico Municipal de Itabirito
15h: Chegada dos expedicionários na Foz do Rio Itabirito

• 4º dia – 31 de maio (quarta-feira) – Rio Acima
Trecho entre Itabirito e Rio Acima com extensão de 16 km (Ponto 4 até Ponto 7)
07h: Saída dos navegadores de Itabirito
14h: Abertura de ações de mobilização social em Rio Acima
16h: Chegada dos navegadores em Rio Acima

• 5º dia – 01 de junho (quinta-feira) – Nova Lima e Raposos
Trecho entre Rio Acima, Nova Lima e Raposos com extensão de 22 km (Ponto 7 até Ponto 9)
06h: Saída dos expedicionários de Rio Acima
10h: Abertura de ações de mobilização social em Honório Bicalho, Mesa Redonda sobre crise hídrica e abastecimento de Belo Horizonte. Momento Subcomitê Águas da Moeda.
11h: Passagem pela Estação de Tratamento de Água Bela Fama
14h: Mobilização em Raposos com apresentações culturais e de projetos locais, como a Casa Gentil e o Movimento da Serra da Gandarela

Expedição do Ribeirão da Prata
16h: Passagem dos expedicionários pela foz do Ribeirão da Prata
17h: Encontro dos expedicionários em Raposos

• 6º dia – 02 de junho (sexta-feira) – Sabará
Trecho entre Raposos e Sabará com extensão de 14km (Ponto 9 até Ponto 10)
08h: Saída dos expedicionários de Raposos
14h: Mobilização em Sabará com contextualização dos esgotos não tratados e ações para o retorno do peixe ao Rio das Velhas.
16h: Chegada dos expedicionários em Sabará.

• 7º dia – 03 de junho (sábado) – Santa Luzia
Trecho entre Sabará e Santa Luzia com extensão de 18 km (Ponto 10 até Ponto 11)
06h: Saída dos expedicionários de Sabará
13h: Passagem dos expedicionários pela foz do Ribeirão Arrudas
14h: Passagem dos expedicionários pela foz do Ribeirão do Onça
15h: Chegada na Ponte Velha em Santa Luzia

• 8º dia – 04 de junho (domingo) – Belo Horizonte – Praça da Liberdade (Ponto 12)
10h: Encerramento da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ na Praça da Liberdade. Dentro das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda o encontro ‘Águas Gerais’, realizada por coletivos ambientais, ONGs e movimentos que atuam na questão socioambiental no Estado, que seguirão em caminhada até o Parque Municipal de Belo Horizonte.

Mapa da Expedição “Rio das Velhas, te quero vivo”

EXPEDIÇAO MAPA_20x20 cm

Acesse também pelo Google Maps:

Links Útéis e Histórico em vídeo de Expedições pelo Rio das Velhas:

Identidade Visual (Expedição 2017) e Fotos de Release (Expedição 2009)
Vídeo documentário Navegando o Rio das Velhas das Minas aos Gerais (2003)
Vídeo documentário Expedição Rio das Velhas – Encontro de um povo com sua bacia (2009)


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br