Exposição itinerante termina giro no Alto Velhas contagiando o público

18/10/2023 - 14:10

A Exposição “Rio das Velhas, eu Faço Parte” completou, no último fim de semana, sua jornada pelas cidades do Alto Rio das Velhas. Depois de passar por Nova Lima, Rio Acima e Raposos, chegou à sede municipal de Itabirito, de onde seguiu para Cachoeira do Campo (Ouro Preto), Acuruí (Itabirito) e, finalmente, São Bartolomeu, um dos menores distritos ouro-pretanos.


Aparecida Nascimento, coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria de Meio Ambiente de Itabirito, onde ocorreu a exposição, celebrou. “É muito importante a exposição, que traz conhecimento sobre os recursos hídricos, sobre preservação e educação ambiental”.

No dia 11, a Exposição seguiu para Cachoeira do Campo e “se hospedou” no Hotel Bandeirantes, que abriu as portas para a conscientização ambiental. Marco Aurélio Xavier Pinto, conselheiro do Subcomitê Nascentes e sócio do empreendimento, avaliou: “Foi muito importante! Na noite anterior tínhamos um encontro de comerciantes e da comunidade com a Polícia Militar, e já estávamos com a exposição montada. A visita começou ali mesmo”.

Marco continua: “Muita gente não sabia que o [rio] Maracujá é parte da bacia e onde se encontra com o Velhas, e viu a importância de recuperar as nascentes. Também queriam saber se o Maracujá vai ser recuperado. Falei do programa do CBH Rio das Velhas”.


Confira mais fotos deste último giro da Expedição pelo Alto Velhas:


Cuidar melhor

Nos dois dias seguintes, foi a vez de Acuruí. No Dia das Crianças, integrou a série de atividades na Quadra de Esportes do distrito itabiritense. Raul Damásio, secretário da Associação Comunitária e articulador do evento no local, comemorou: “Foi superlegal, as crianças muito interessadas e os pais procurando se informar sobre o rio e as ameaças que pairam sobre ele. Foi um sucesso!”.

Para ele, “ensinar os pequenos é muito importante e funciona, pois esses meninos com certeza vão cuidar melhor do meio ambiente do que nós”.

No dia 13, a exposição marcou presença em uma pousada próxima, o Mirante do Espinhaço, com direito a caravana de crianças de localidades da região, como Serra do Siqueira, pertencente a Ouro Preto.

Para fechar o percurso, o final de semana após o feriado de 12 de outubro levou o acervo a São Bartolomeu, distrito famoso pela produção de doces e por suas riquezas históricas, culturais e naturais. Cerca de 70 pessoas passaram pela Casa da Festa e se encantaram com o périplo pelo Rio das Velhas, enriquecido pela plasticidade dos totens informativos.

Felipe Mancini, morador de São Bartolomeu, foi um dos visitantes: “A exposição do CBH Rio das Velhas foi ótima! Foi muito legal entender melhor o percurso do rio, tal como a presença da fauna e da flora ao longo de sua trajetória, mas sinto que o mais importante foi trazer a reflexão do quão importante é preservar nosso rio e assegurar a utilização de seus recursos de forma consciente. Participei de uma visita guiada onde foram colocados números que mostram como estamos distantes de um nível de tratamento de esgoto necessário para a saúde do rio e isso pareceu um fato novo para algumas pessoas lá presentes. Conscientizar é o caminho e a exposição fez isso muito bem”.

A Exposição segue agora para o extremo oposto da bacia, onde espera atrair o olhar e o coração do povo do Baixo Rio das Velhas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Fotos: Alexandre Gabriel; TantoExpresso