Fórum aberto à população reunirá diversos setores para discutir expansão da Estação Ecológica de Fechos

22/11/2018 - 12:41

Autoridades, representantes de empresas, especialistas e setores sociais vão se reunir no próximo sábado (24) para discutir o potencial hídrico e a expansão da Estação Ecológica de Fechos (EEF), localizada em Nova Lima. O debate será realizado durante o Fórum Inicial do projeto “Fechos, Eu Cuido!”, entre 8h30 e 12h, na sede do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. A entrada é gratuita e um dos objetivos do evento é sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a EEF.

O debate sobre a preservação e expansão da EEF é importante diante das várias ameaças externas sofridas pela Unidade de Conservação. No seu entorno, a expansão urbana acelerada e as áreas de mineração são próximas dos limites da área de proteção. No interior, há registros de despejo clandestino de lixo, trânsito de veículos off road, rompimento de cercas, extração ilegal de plantas, queimadas e invasão de animais domésticos. Outro problema grave é o lançamento clandestino de esgoto por atividades industriais, comerciais ou de prestação de serviços em cursos d’água da região.

Nesse contexto, o projeto “Fechos, Eu Cuido!” prevê diversas ações de Comunicação e Mobilização Social para envolver a sociedade com a temática da EEF, entre elas: realização de três fóruns abertos com presença de variados setores sociais, econômicos e públicos; produção de vídeos, cartazes, convites, folders e kits personalizados; publicação da 2ª edição da Revista “Fechos, Eu Cuido!”; criação de redes sociais; e Marketing Digital.

Realizado pelo CBH Rio das Velhas e Subcomitê Águas da Moeda, o projeto hidroambiental de Comunicação “Fechos, Eu Cuido!” é executado pela empresa Consominas, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo.

Acesse e confira as últimas notícias no boletim informativo do projeto.

Fórum Inicial do projeto “Fechos, Eu Cuido!”:

Data: 24/11/2018 (sábado)
Hora: 8h30 às 12h
Local: Auditório do Centro de visitantes do Parque Estadual da Serra do Rola Moça (Av. Montreal, s/n., Jardim Canadá, Nova Lima-MG).
Presenças confirmadas: Renato Júnio Constâncio (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius de Freitas (Instituto Estadual de Florestas – IEF e Parque Estadual da Serra do Rola-Moça), Camila Alterthum (Instituto Cresce), Danilo Vieira Júnior (Prefeitura Municipal de Nova Lima), Alessandro de Oliveira Palhares (Copasa), César Augusto Paulino Grandchamp (Vale) e Bernardo Campomizzi Machado (Comissão Estadual de Direito Ambiental da OAB/MG).
Link de inscrição para o público: tinyurl.com/projetofechos
Facebook: facebook.com/projetofechos

Conheça os palestrantes:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br