Fórum Mineiro de Comitês se reúne e discute cenário em 2015

14/12/2014 - 13:32

O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas realizou nos dias 10 e 11 de dezembro encontro com os presidentes e representantes dessas entidades na Asseminas, em Belo Horizonte. Para o presidente do Fórum, Hideraldo Bush, uma oportunidade de discutir o ano difícil para os rios e a gestão dos recursos hídricos.

“Nosso objetivo com o encontro é discutir e fomentar soluções que busquem pelos menos minimizar os problemas que sabemos poderão se agravar em 2015. O momento é de união e de pensar novas propostas para nossas bacias. Temos que pensa-las como um território que precisa urgente de ações concretas de preservação”, disse.

Representando o CBH Rio das Velhas, estavam o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano e a conselheira, Cecília Rute. Para ela, esses encontros são momentos de aprendizagem e troca de conhecimento. “Podemos desse modo, conhecer a realidade de outras bacias e também apresentar nossa realidade”, argumenta. Ainda segundo Cecília, nas ações conjuntas estão os caminhos para a melhoria da quantidade e qualidade das águas das bacias.

De acordo com a programação a abertura foi realizada pela coordenação do Fórum, pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques e pela diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marília Carvalho de Melo.

Ainda foi debatido o HIDROEX e assinado o convênio IGAM/HIDROEX. A diretora do IGAM, Marília Melo, revelou dados da gestão desde que assumiu a pasta. Para ela, é necessário continuar os projetos e propostas que estão contribuindo para a melhoria do sistema. “Temos que continuar com o planejamento, as implantações e atualizações do Plano Diretor e com os projetos que contribuam para a gestão das águas”, reforçou.

A possível alteração da Lei 15.082, de 2004, que estabeleceu a definição de rios de preservação permanente no estado de Minas Gerias, também foi assunto e levado a plenária pelo presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano. Segundo ele, se essa situação se confirmar será um retrocesso e a ação poderá comprometer ainda mais os rios mineiros. “No momento em que os rios de Minas já se encontram extremamente degradados e precisando de revitalização, não se justifica que a lei permita mais comprometimento da qualidade ambiental destes rios”, alertou.

Veja fotos do evento

[Gallery-H album=’ForumDeComitesDeBaciasHidrograficas10E11122014BeloHorizonteMG’ template=’t1’]

O que é o Fórum
O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma Instância Colegiada formada pelo conjunto dos Comitês legalmente instituídos e das Comissões Pró-formação de Comitês no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais – SEGRH MG. Seu objetivo é articular a implementação, a integração e a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Pró-formação de Comitês em nível estadual e, no que couber, em nível federal, visando o fortalecimento dos mesmos como parte do SEGRH MG, de forma descentralizada, integrada e participativa.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br