Fotografias de alunos percorrem o Baixo Velhas em exposição inédita

11/08/2023 - 14:05

Após a realização de oficinas fotográficas e visitas a campo, o projeto “Mergulho na paisagem da sub-bacia do Rio Curimataí” chega a mais uma etapa. Os registros feitos pelos jovens dos municípios de Augusto de Lima, Joaquim Felício e de Buenópolis ganharam uma exposição itinerante inédita que tem percorrido os três municípios durante as suas principais festas.


Ao todo, 45 alunos do ensino médio das três cidades participaram das primeiras etapas que propôs que os fotógrafos dirigissem seus olhares para as belezas naturais, riquezas culturais e históricas do território, mas também para o preço da intervenção humana e das atividades econômicas sobre a paisagem, o meio ambiente e os recursos hídricos da região. Nesta etapa, o conselheiro do Subcomitê Guaicuí, geógrafo e fotógrafo, Alvaro Gomes, mergulhou com os alunos no universo da fotografia.

A exposição possui 27 fotografias, todas com informações históricas sobre os locais nas quais foram tiradas. A primeira parada da mostra foi realizada no final de julho durante a 37ª Semana do Fazendeiro em Buenópolis. Esse foi o primeiro destino de três da exposição, sendo a próxima parada em Augusto Lima nos dias 31 de agosto, 6 a 10 de setembro, durante o Forró de Augusto Lima, e finalizando em Joaquim Felício durante os dias 7 a 10 de setembro, durante a Festa de Setembro.

Maíra Lima, coordenadora do Subcomitê Rio Curimataí e turismóloga na Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Joaquim Felício, explicou a estratégia de levar a exposição a grandes eventos das cidades participantes. “É por meio desses eventos que conseguiremos ampliar a divulgação e a visibilidade da exposição, dos registros feitos pelos alunos e do próprio Subcomitê. Além disso, a iniciativa dá acesso àquelas pessoas que não têm mídias sociais, por exemplo (…). Esperamos atrair todo o público do evento e também movimentar as famílias, os amigos, colegas e parentes, para, assim, conhecerem o projeto e as suas etapas”, afirmou Maíra.


Confira as fotos que estampam os estandes da Exposição:


A professora de história da Escola Municipal Professora Odília Costa e conselheira do Subcomitê Rio Curimataí, Adriana Luiza Machado do Nascimento, ressalta a importância da ação como movimento de preservação histórica da sub-bacia. “A fotografia estabelece diálogos entre alunos, famílias e as escolas. (…). O passado é uma forma de comunicação e informação, e a fotografia é um meio de expressão e experimentação na comunicação social que pode contribuir para a tomada de consciência,” ressaltou a professora.

Para Irene Faria, bióloga e integrante da Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas, a exposição é um resultado de um processo construído dentro do Subcomitê que visa ampliar a visibilidade para as ações de pertencimento e conhecimento da população. “É uma grande oportunidade de apresentar o que é o Subcomitê, o território e o que o comitê abrange, saber qual a importância dele e quais são os trabalhos que desenvolve na bacia. Portanto, expor um projeto de fotografia foi além de apenas colocar as fotos dos alunos, foi a oportunidade de fato de as pessoas se inteirarem sobre o Subcomitê e o CBH Velhas em nossa região”.


Confira imagens das oficinas e da produção das fotos:


Público e as redes sociais escolhem as melhores fotos

Durante a exposição, o público poderá escolher, por meio de fichas de votação, os registros favoritos para integrar o calendário 2024 do Subcomitê e das instituições parceiras. As três mais votadas receberão prêmios de destaques.

As redes sociais também terão um papel importante, pois o número de curtidas das fotos no instagram do Subcomitê Rio Curimataí também será computado no processo final. Portanto, acesse o perfil e curta as suas fotos favoritas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: Maíra Lima