Subcomitê Rio Curimataí leva estudantes a mergulho fotográfico na sub-bacia

04/07/2023 - 14:35

“O lugar é o espaço no qual a gente desenvolve uma relação afetiva. Registrar isso pela fotografia é reforçar a noção de pertencimento”. O geógrafo e fotógrafo Álvaro Gomes resume assim a alma do Projeto “Mergulho na paisagem da sub-bacia do Rio Curimataí”, iniciativa do Subcomitê local (SCBH), um dos 19 organismos participativos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com atuação na Unidade Territorial Estratégica (UTE) que abrange os municípios de Augusto de Lima, Joaquim Felício e Buenópolis.


Pelo Projeto, 45 alunos de Ensino Médio, 15 de cada uma das três cidades, vão dirigir o olhar para as belezas naturais, riquezas culturais e históricas do território, mas também para o preço da intervenção humana e das atividades econômicas sobre a paisagem, o meio ambiente e os recursos hídricos.

Trata-se de “uma forma inovadora de diagnosticar a sub-bacia”, exalta a coordenadora do Subcomitê Rio Curimataí, Maíra Lima, turismóloga na Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Joaquim Felício.

Maíra comemora “o acolhimento das Prefeituras, Secretarias de Educação e diretores das escolas” e de empresas “com atuação na região da Serra do Cabral, que abraçaram a ideia”. O projeto está repercutindo em toda a região e já motivou um professor de Buenópolis a sugerir que a experiência vire artigo científico.


Oficinas foram realizadas em Buenópolis, Joaquim Felício (fotos), e também em Augusto de Lima


Projeto de futuro

Álvaro Gomes, que é morador da vizinha Várzea da Palma e conselheiro do Subcomitê Guaicuí, realizou oficinas junto aos alunos da região, com dicas básicas sobre o uso do dispositivo móvel no registro fotográfico.

“Foi tudo muito positivo”, destaca: “São alunos de Ensino Médio, a fotografia ficou muito acessível para eles pelo celular. O objetivo é revelar a realidade que vivem em municípios que fazem parte da bacia do Velhas e têm problemas e impactos muito semelhantes, tendo a consciência daquele lugar, da importância do Curimataí, que vai além da beleza. Isso que o projeto e as fotos podem mostrar”.

“O projeto não vai parar com a premiação”, conta Irene Faria, bióloga, integrante da Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas e secretária do Circuito Turístico Serra do Cabral. “Novas atividades virão a partir do Projeto, envolvendo os adolescentes na educação ambiental, no ecoturismo e em outras ações” que trabalhem pela preservação.


Confira mais fotos das oficinas já realizadas:


Marcado no calendário

O próximo passo será a visita a campo para a hora do clique. As fotos resultantes ficarão expostas em eventos de interesse turístico dos três municípios e nas mídias sociais, para votação pública.

Em novembro, na cidade de Buenópolis, serão apresentadas as 12 fotografias campeãs, que estamparão o Calendário 2024 do Subcomitê e das instituições parceiras. As três fotografias mais votadas receberão ainda prêmios especiais.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Fotos: Maíra Lima