Quarentena não é férias: Lapinha da Serra

14/04/2020 - 18:23

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos a Lapinha da Serra, uma das principais localidades de toda a região da Serra do Cipó.

Distrito do município de Santana do Riacho, a Lapinha faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira, cinturão de proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó. O local está a cerca de 143 km de Belo Horizonte e integra o Circuito da Estrada Real.

Para quem está em busca de um local de repouso, meditação ou aventuras, a Lapinha oferece inúmeras belezas naturais com cachoeiras, lagos, grutas, rios, picos e sítios arqueológicos.

A localidade também é conhecida por ser o ponto de partida para uma das mais tradicionais travessias da região, que leva até a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil – localizada no município de Conceição do Mato Dentro, já na bacia do Rio Santo Antônio (Rio Doce).

Além disso, o povoado é marcado por tradicionais festejos religiosos e festas juninas.

Turismo suspenso

No último mês, a Prefeitura Municipal de Santana do Riacho, por meio do decreto nº 023/20, determinou o fechamento de todos os meios de hospedagem e atrativos turísticos da região, na tentativa de conter a disseminação do coronavírus. O município possui, até o momento, 13 casos suspeitos de infecção pelo vírus, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde do dia 12 de abril.

De acordo com Marco Antônio Miranda, proprietário de uma pousada na Lapinha, a própria comunidade está se mobilizando e organizando blitzs educativas na entrada do povoado, além da instalação de placas que desencorajam a vinda de turistas. “Mesmo com as placas, o pessoal ainda acaba vindo. A blitz não manda a pessoa voltar, até porque não tem poder para isso, mas orienta que a Lapinha está fechada, que não tem restaurante e hospedagem. Aí o próprio turista acaba não ficando muito, conhece um pouco e vai embora”, conta.

Miranda lamenta a situação, mas diz que o isolamento e distanciamento são as principais medidas a serem tomadas agora. “É muito chato a gente dispensar turista, aqui é um povoado que vive do turismo. Mas é uma obrigação que temos que fazer agora diante da gravidade do que estamos vivendo”.

Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer a Lapinha.


Conheça a Lapinha da Serra em fotos:


O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A Unidade ocupa uma área de 2.184,86 km² e detém uma população de 7.687 habitantes. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplendidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 quilômetros de extensão e o Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Rodrigo de Angelis