Grupo do Protocolo de Segurança Hídrica espera concluir planejamento em setembro

02/09/2022 - 17:50

Aconteceu, na última sexta-feira (26), a quarta reunião do Grupo de Acompanhamento do Protocolo de Intenções para a Segurança Hídrica do Alto Rio das Velhas.


Compõem o coletivo o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e a Agência Peixe Vivo.

Em pauta, o fechamento das pendências do Plano de Trabalho e um balanço do status de execução das ações previstas.

Breno Lasmar, do IEF, informou que “o órgão está detalhando a situação das Unidades de Conservação (UCs) localizadas no território da bacia em duas frentes: uma, específica para alto curso do rio; outra, para as regiões fisiográficas restantes. O propósito é identificar como cada UC pode contribuir para os objetivos do Protocolo ou ser objeto de atenção especial por integrar áreas prioritárias”.

Lasmar salientou ainda os benefícios de sintonizar as ações do IEF com o CBH e demais signatários do Protocolo. O resultado do levantamento será compartilhado no encontro seguinte.

O vice-presidente do CBH Rio das Velhas e representante da Cemig, Renato Constâncio, reafirmou a centralidade dessa harmonia e destacou “a importância de casar o trabalho de campo do Protocolo com os Subcomitês do CBH Rio das Velhas”, cuja capilaridade pode otimizar as medidas a serem adotadas.



Lacunas

Jeam Alcântara, da equipe de Mobilização do CBH, alertou para a necessidade de acelerar o preenchimento da planilha, definindo prazos para cada ação do Protocolo.

Embora as reuniões do Grupo sejam habitualmente bimestrais, Constâncio sugeriu e viu aprovada a proposta de antecipar a próxima – marcada para o dia 27 de setembro – justamente para imprimir celeridade ao processo. As instituições integrantes do Protocolo terão 15 dias para fechar seu planejamento.

Marcelo da Fonseca, diretor-geral do IGAM, comunicou que “o órgão estará em condições de apresentar o balanço hídrico já em setembro”. Nelson Guimarães, da Copasa, mencionou o Termo de Cooperação firmado com a WRI – organização ambientalista não governamental com sede nos Estados Unidos –, que analisa impactos na bacia do Alto Rio das Velhas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e estuda as mais eficazes estratégias para melhorar a qualidade e a quantidade de água. Guimarães prometeu maior detalhamento no andamento dos trabalhos.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Fotos: Bianca Aun