
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) encerrou um importante ciclo administrativo com a aprovação, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), do passivo de prestações de contas do período de 2013 a 2017 referentes ao Contrato de Gestão nº 002/2012, firmado com a Agência Peixe Vivo (APV).
Essas prestações de contas estavam pendentes de aprovação pelo órgão gestor, o que representava uma preocupação para o Comitê e para a APV. Com a aprovação, o CBH Rio das Velhas passa a ter suas prestações de contas regularizadas, o que garante tranquilidade para a continuidade das ações voltadas à recuperação e preservação da bacia.
O presidente do CBH Rio das Velhas, Valter Vilela, destacou a relevância da aprovação. “Agora não existe mais nenhuma pendência. Esse passivo era preocupante, mas conseguimos superar. Isso reforça a seriedade do trabalho realizado e abre caminho para avançarmos de forma ainda mais segura e transparente na gestão da bacia”, afirmou Valter.
A gerente de Administração e Finanças da Agência Peixe Vivo, Berenice Coutinho, também reforçou a importância da aprovação e foi um pouco além em sua análise. De acordo com Berenice, “A execução do Contrato de Gestão nº 002/2012 foi emblemática e a regularização das prestações de contas representa, sem dúvida, o fechamento de um capítulo administrativo importante, tanto para o CBH Rio das Velhas, como para a APV e o IGAM. A despeito das dificuldades enfrentadas, que podem ser tributadas, principalmente, aos desafios de um contrato inovador, mas complexo, penso que todas as partes envolvidas, Comitê, Órgão Gestor e Entidade Equiparada, aprenderam muito com ele. De fato, se hoje estamos numa situação equilibrada em termos de execução e de prestações de contas, muito se deve a esse contrato que nos levou a fazer ajustes, mudar rotas e aprimorar processos.”
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Michelle Parron