Programa Revitaliza Rio das Velhas é tema de palestra durante Encontro de Revitalização de Rios

07/11/2017 - 16:57

O Revitaliza Rio das Velhas estabelece um compromisso por uma atuação sistêmica e coordenada de vários atores com vistas a alcançar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, objetivando garantir os múltiplos usos da água e a segurança hídrica da Bacia do Rio das Velhas.

Sobre território, saúde, gestão e revitalização, no dia 28 de novembro, às 11h, durante a programação do III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, Marcus Vinícius Polignano, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) irá falar sobre os desafios da gestão e da importância de todos os agentes sociais para a recuperação do rio.

O Programa Revitaliza Rio das Velhas conta com três focos principais de atuação: a recuperação de passivo ambiental com tratamento de esgotos e ações de saneamento; a preservação e a produção de água e a gestão ambiental e a participação social.

Palestrante: Prof. Dr. Marcus Vinícius Polignano – É presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e coordenador do Projeto Manuelzão (UFMG). Mestre em Epidemiologia (1992) e Doutor em Pediatria Social pela UFMG (2001). Atualmente, Polignano é professor associado do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Medicina Preventiva e Social, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nas áreas de extensão e pesquisa relacionadas à saúde e ambiente.

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: https://cbhvelhas.org.br/encontrointernacional/

Mais informações:
revitaliza@cbhvelhas.org.br