Iniciado o projeto que visa o diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na UTE Poderoso Vermelho

26/10/2017 - 16:39

Com o intuito de apresentar as base do projeto e dialogar com a comunidade que vive na região, o Subcomitê Poderoso Vermelho, vinculado ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), e a empresa responsável pela execução, promoveram o Seminário Inicial dos Serviços para Melhoria Hidroambiental da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho, na última sexta-feira (20/10).

O projeto prevê diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na UTE e implantação de uma rede de monitoramento de qualidade da água na sub-bacia do córrego do Brumado, além da execução de ações que visam fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena, em Sabará. Ao total, serão investidos mais de R$ 230 mil e a origem do recurso vem da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Júlio Bernardes, representante da sociedade civil na coordenação do SCBH Poderoso Vermelho, explicou que a entidade está criando um projeto piloto de preservação e conservação de nascentes e monitoramento da qualidade da água. “Acho importante ter esse acompanhamento para a criação de ações de recuperação e melhoria da água”.

O engenheiro agrônomo responsável pelas ações, Rafael Alexandre Sá, afirmou ainda que o monitoramento é de grande importância para a comunidade, pois será analisado a presença ou não de contaminantes no curso d’água.

Vicente Rodrigues, que representa o segmento de usuários na coordenação do subcomitê, falou sobre as suas expectativas em torno do projeto. “O foco é a questão da qualidade da água e é claro que os dados que serão levantados irão subsidiar o SCBH na busca, junto ao governo estadual, à empresa em que trabalho e em outras instituições, recursos para a recuperação da sub-bacia”.

O Seminário Inicial ocorreu conjuntamente à reunião do Subcomitê Poderoso Vermelho que discutiu a mineração na Serra da Piedade.

Veja as fotos do encontro:

Confira a apresentação sobre o Projeto Hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho:

 

Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’

O Projeto para Melhoria Hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho está alinhado ao pilar do programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ – pacto em prol da conservação e revitalização de toda a Bacia Hidrográfica – que destaca a conservação e produção de água e prevê ações para proteção de nascentes e áreas de recarga, fortalecimento de programas de nascentes urbanas e rurais e a implantação de projetos voltados para o aumento da permeabilidade do solo.

O projeto foi aprovado no Primeiro Chamamento Público de Projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

UTE Poderoso Vermelho

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. A unidade ocupa uma área de 360,48 km2 e conta com uma população de 229.173 habitantes. Os principais rios desta UTE são os Ribeirões Vermelho, Poderoso, das Bicas e o Córrego Santo Antônio.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br