Intercâmbio de experiências marca encerramento do 9º Encontro de Subcomitês

22/11/2019 - 10:41

Águas do Gandarela, Rio Cipó e Rio Paraúna. Os principais fatores que ameaçam esses territórios, assim como os projetos exitosos realizados por lá, motivaram os representantes desses três Subcomitês a promoverem um intercâmbio de experiências, em dinâmica que marcou o encerramento do 9º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

“São territórios com porções ainda preservadas, com corpos hídricos de classe especial, sob ameaças semelhantes, com Parques Nacionais ali inseridos ecom questões muito parecidas, como o cuidado com as estradas rurais, loteamentos e queimadas. A gente avaliou, então, que uma integração entre esses três Subcomitês enriqueceria as ações e fortaleceria a nossa atuação”, destacou a coordenadora do Subcomitê Águas do Gandarela, Maria Tereza Corujo (Teca).

Em 2020, os representantes de cada Subcomitê poderão visitar e conhecer melhor a experiência do outro colegiado. Para Sônia de Oliveira, coordenadora do Subcomitê Rio Cipó, a experiência dos atores na gestão e defesa de suas unidades de conservação é um positivo ponto de troca entre os colegiados. “O [Parque Nacional da Serra do] Cipó é mais antigo, tem uma estrutura maior e, em termos técnicos, tem muito a acrescentar [ao Parque Nacional da Serra do Gandarela]. Mas, em termos de luta, de fibra, de participação ativa dos conselheiros na defesa do parque, eles tem um show a nossa dar, acho que a contribuição vai ser muito boa”.

Vários temas ligaram outros Subcomitês a também trocarem entre si experiências, como o pagamento por serviços ambientais, questões ligadas ao saneamento, à gestão dos resíduos sólidos, a mobilização e educação ambiental, os coletivos vinculados a cada Subcomitê, dentre outros.

Ainda no encontro, os representantes de quatro câmaras técnicas do CBH Rio das Velhas (CTPC – Câmara Técnica de Projetos e Controle, CTOC – Câmara Técnica de Outorga e Cobrança, CTECOM – Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação, e GACG – Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão) discutiram a interface entre as atribuições de cada colegiado e os encaminhamentos propostos no Encontro de Subcomitês.

Veja as fotos do último dia de evento:

9º Encontro de Subcomitês

Com o tema ‘Que rio queremos: qual Subcomitê queremos’, o 9º Encontro de Subcomitês do CBH Rio das Velhas aconteceu, esse ano, no distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Carste, entre 20 e 22 de novembro.

O Encontro de Subcomitês tevecomo objetivo reunir os representantes das sub-bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências sobre os projetos hidroambientais e discutir ações que acontecem nos territórios da bacia hidrográfica.

Um dos principais diferenciais do CBH Rio das Velhas é justamente a sua estrutura de gestão descentralizada, capitaneada por seus Subcomitês de Bacia Hidrográfica. Previstos no Regimento Interno do CBH, como formas de apoio à estrutura, os Subcomitês são órgãos consultivos e propositivos que facilitam os processos de articulação e comunicação entre os membros e aproximam a representatividade das diversas regiões da bacia junto à plenária do Comitê, Diretoria e Câmaras Técnicas.

Assista ao vídeo do 9º Encontro de Subcomitês 2019:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Fernando Piancastelli