Interdição do Rio Taquaraçu para banhistas é tema de reunião de Subcomitê

14/08/2017 - 15:02

Na última sexta-feira (11 de agosto), os conselheiros do Subcomitê do Rio Taquaraçu promoveram, no Salão São Vicente de Paula, no município de Taquaraçu de Minas, a 65ª reunião ordinária da entidade. A interdição para banho do hoje poluído Rio Taquaraçu, por exigência do Ministério Público, foi um dos principais assuntos discutidos no encontro.

O lançamento de esgoto a céu aberto, oriundos dos municípios de Nova União e Taquaraçu de Minas, foi o que motivou a Procuradoria de Justiça da comarca de Caeté a determinar, em março de 2007, a interdição do rio para banhistas e a afixação de placas indicativas às suas margens. Desde então, o turismo na região tem sido prejudicado consideravelmente. “O comércio de Taquaraçu de Minas depende diretamente do turismo. Vários empregos são gerados aqui com um turismo forte, além de muitas outras atividades se beneficiarem também, como o agricultor, o posto de gasolina, o salão de beleza. E o que temos visto é o contrário. Esse ano nem mesmo o Carnaval aconteceu”, afirmou o comerciante local Jânio de Lima Marques.

Em 2013, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Taquaraçu de Minas foram iniciadas, porém, quatro anos depois, ainda não foram concluídas. A vizinha Nova União, por sua vez, possui duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ambas não estão em funcionamento. O abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de ambos os municípios foram concedidos à Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Ao final do encontro, como encaminhamento sobre o tema, o Subcomitê Rio Taquaraçu se comprometeu a encaminhar ofício à Copasa solicitando informações sobre a previsão da empresa para conclusão e funcionamento das ETEs de Taquaraçu de Minas e Nova União. “Acredito que todos aqui merecem essa informação. Até para sabermos a quem cobrar para darmos uma solução breve a esta situação”, disse o coordenador-geral do Subcomitê, Ricardo Costa Carvalho.

O perigo da Esquistossomose

Ainda durante o encontro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde, promoveram apresentação sobre o histórico de doenças transmitidas por veiculação hídrica no município de Taquaraçu de Minas. De acordo com o Programa de Controle de Esquistossomose do Governo Estadual, foram notificados cinco casos no município somente em 2017.

A esquistossomose é causada por um parasita que utiliza caramujos de água doce como hospedeiros intermediários. Sua elevada incidência está diretamente relacionada às precárias condições sanitárias e à falta de esclarecimento e conscientização populacional. Condições adequadas de higiene são de fundamental importância para promoção da saúde e prevenção desse tipo de agravo.

Veja as fotos do encontro:

UTE Rio Taquaraçu

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 795,5 km² e detém uma população de cerca de 41 mil habitantes. Os principais rios da Unidade são o Rio Taquaraçu, Rio Vermelho, Ribeirão Ribeiro Bonito e o Rio Preto.

Região com belezas naturais significativas e com grande potencial turístico, a UTE Rio Taquaraçu vê todo esse potencial ser ameaçado pela poluição.

Veja mais fotos do Rio Taquaraçu, na região próxima aos municípios de Taquaraçu de Minas e Nova União:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br